Perfil
Perfil 80 – Rafael Paiva Nunes
Rafael Paiva Nunes é advogado, especialista em Direito Imobiliário e CEO da Paiva Nunes & Filter Direito Imobiliário. Tem como hobby o trabalho, mas também gosta de corridas de rua, ler e da sua criação de cavalos mangalarga.
Conheça mais sobre essas outras características de Rafael Paiva Nunes na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Advogado, pós-graduado em Direito Imobiliário e Notarial.
2. Tem filhos?
Não, mas netos sim, que são filhos dos meus enteados.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Sou proprietário de um haras criador de cavalos mangalarga. Gosto de corrida de rua, ler e o meu principal hobby, sério, é trabalhar!
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Difícil resposta, penso que não diria um prato, mas uma culinária: a italiana!
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Como advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Portugal, conhecer aquele país como um todo, tal como conheço grande parte do Brasil.
6. E no Brasil?
Qualquer lugar em que possa voar com meu drone, ou seja, com pouco vento.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Lei tudo de John Grisham, enquanto thrillers de suspense jurídicos. Fora isso, leio muito sobre filosofia, neurolinguística e redes de relacionamento.
8. Rede social que mais interage?
Evito… Estamos trabalhando mais como branding do escritório.
9. Como você se mantém atualizado e aprende continuamente?
Lendo e acompanhando notícias do meu nicho de mercado, interagindo com profissionais de entidades como Ibradim, Anacon, Agadie, Aba e, agora, ADIT.
10. Você tem alguma filosofia de vida pessoal que guia suas decisões?
Transparência em tudo o que faço. As pessoas sabem exatamente o que penso! Ética e respeito em minhas relações, as pessoas sabem o que esperar de mim!
11. Qual é o papel da família e das relações pessoais em sua vida?
Minha família, atualmente, é minha mulher, enteados e netos. Sinceramente não interajo muito com minha família consanguínea.
12. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Precisa equilibrar? Poxa, podiam ter avisado antes! Como minha mulher trabalha no haras, e muito nos finais de semana, fico liberado para trabalhar também. Viajamos muito pela flexibilidade de eu poder trabalhar de qualquer lugar.
13. Como você lida com o estresse e mantém um equilíbrio emocional?
Entendendo que tudo é possível, desde que no tempo certo. Temos um ciclo de vida a cumprir aqui e não tenho ambições de alcançar patamares que me tragam estresse e desequilíbrio emocional. Então, faço o que pode ser feito, quando pode ser feito e se precisar ser feito!
14. Quais são suas metas e aspirações pessoais?
Gosto de pensar que as pessoas me procuram por ser referência na minha área. Minha aspiração pessoal é poder fazer a minha parte para um mundo melhor, sem meta definida. Quando alcançar a meta, duplico a meta!
15. Qual foi o seu maior desafio pessoal e como o superou?
Diversos. Venho de uma família muito humilde que não tinha a educação como valor principal, e sim o trabalho. Fui fazer curso superior aos 34 anos, tendo me formado aos 39… Nunca foi fácil, por não ter uma base familiar que sustentasse ou desse um lastro aos meus sonhos. Com determinação, consegui superar os entraves sociais e financeiros para hoje poder olhar para trás e me orgulhar de sempre ter levantado disposto para o dia que se inicia, mesmo sabendo que ele poderia ser pior que o anterior.
16. E na sua empresa?
Não foi um ou dois… como empresário e advogado, sofri a crise de 2015 e foi um baque muito grande, cujos impactos demoraram para serem mitigados. Superei estimulando minha atuação jurídica e abandonando a atuação empresarial que exercia à época. Hoje ainda sou um empresário, pois vejo meu escritório como empresa, mas aprendi muito o que não fazer.
17. Como você lida com desafios e obstáculos nos negócios?
Com inovação e ousadia. Gosto de estar sempre alerta às oportunidades que possam me ajudar a superar os obstáculos, ou mesmo evitá-los!
18. Qual foi sua maior realização até agora?
Ser procurado por um réu contra o qual patrocinei e ganhei uma causa, e que me quis como seu advogado em um problema após isto. Como aquilo me deixou feliz!
19. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Ser referência em Direito Imobiliário, em especial em multipropriedade, sempre com o olhar pelo consumidor.
20. Quais habilidades e qualidades fundamentais para ser um bom líder?
Empatia e exemplo! Um líder precisa ser um exemplo a ser seguido, não uma posição a ser temida. E neste caminho, precisa ter empatia com seus liderados, para que possa auxiliar em seus crescimentos profissionais
21. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?*
Estimulando a cooperação. Aquela máxima bem batida do “Juntos somos mais fortes!” é aplicada no nosso escritório. Você pode ser bom sozinho, mas será muito melhor em parceria ou cooperação com seus colegas.
22. Quais são os seus principais valores e princípios?
Ética e Lealdade. E exijo estes valores de quem me cerca!
23. Em qual projeto você está focado no momento?
Criação de uma Federação de Associações de Multiproprietários. Somos assessores jurídicos de diversas associações de multiproprietários de empreendimentos hoteleiros.
24. Qual é a sua visão de futuro para o que desenvolve hoje?
Auxiliar no desenvolvimento de um mercado de multipropriedade com um melhor olhar ao consumidor.
25. Personalidade que admira no mundo dos negócios?
Warren Buffet. Gosto da frase dele em que diz que se tiver que falar com um CEO mais de uma vez por ano, é porque o CEO não está fazendo a coisa certa. Isto me demonstra uma relação de confiança e autonomia que estimulo no meu escritório.
26. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Faça a sua parte e cuide da sua vida! Se cada um fizer o melhor no seu micromundo e na interação do seu com o dos demais, o macromundo será um lugar melhor para se viver.