Perfil
Perfil 74 – Lucila Quintino
Lucila Quintino é diretora da Hotel Consult e possui mais de 25 anos de experiência na área de capital humano, lidera projetos para apoiar empresas na seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento, planos de sucessão e gestão estratégica e operacional de negócios, com destaque para sua atuação no mercado de hospitalidade. Como Hobby, Lucila gosta de pedalar e estar com amigos.
Conheça mais sobre essas outras características de Lucila Quintino na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Graduada em Administração de Hoteis e Restaurantes pela Johnson & Wales University e Pós-Graduada em Hotelaria Hospitalar pela Faculdade Albert Einstein.
2. Tem filhos?
Sim, uma filha de 20 anos.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Adoro pedalar, cozinhar para amigos e estar na praia.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Amo comida árabe e uma boa massa.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Portugal, pois está diretamente ligada à nossa história.
6. E no Brasil?
Rio de Janeiro, pela sua beleza exuberante.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Biografias me inspiram, filmes mais dramáticos ou romances.
8. Rede social que mais interage?
Instagram e LinkedIn.
9. Como você se mantém atualizado e aprende continuamente?
Eu leio muito, gosto de fazer cursos fora da minha área de atuação do momento. Por exemplo, neste momento estou fazendo um curso de locução publicitária, pois quero iniciar um trabalho com a minha voz.
10. Você tem alguma filosofia de vida pessoal que guia suas decisões?
Honestidade e justiça em tudo o que me envolve, são premissas básicas para mim.
11. Qual é o papel da família e das relações pessoais em sua vida?
Papel primordial! Minha família vem em primeiro lugar. O ambiente da nossa casa tem que ser o melhor para se estar. Prezo muito por viver em harmonia e muito respeito.
12. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Não abro mão de me exercitar todos os dias de manhã
13. Como você lida com o estresse e mantém um equilíbrio emocional?
Respirando, me exercitando e meditando.
14. Quais são suas metas e aspirações pessoais?
Alcançar plena saúde e bem estar.
15. Qual foi o seu maior desafio pessoal e como o superou?
Meu maior desafio pessoal foi me adaptar à cultura americana, quando morei lá por quatro anos, na época da faculdade.
16. E na sua empresa?
Meu maior desafio profissional foi na pandemia, quando achei que teria que fechar a HotelConsult.
17. Como você lida com desafios e obstáculos nos negócios?
Não tendo medo, avançando, desbravando, independente da dificuldade.
18. Qual foi sua maior realização até agora?
Ser mãe da Bia.
19. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Fazer a empresa chegar em um patamar de negócios, que não dependa tanto de mim.
20. Quais habilidades e qualidades fundamentais para ser um bom líder?
Procurar entender as pessoas de seu time, ter empatia, desenvolvê-los, dar apoio sempre que necessário e levar inovação para a empresa.
21. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Implantando algumas ações, como semanalmente em reunião de equipe, um membro traz um tema do qual palestra para os demais; promovendo pessoas no momento certo; dando chance de alguns serem desafiados com algo novo, assim evoluem como profissionais; promovendo cursos com palestrantes externos.
22. Quais são os seus principais valores e princípios?
Ética, honestidade, justiça, cooperação entre pessoas.
23. Em qual projeto você está focado no momento?
Em um projeto de aplicar uma pesquisa salarial para hotéis do Brasil todo e, assim, gerar informações relevantes para o setor.
24. Qual é a sua visão de futuro para o que desenvolve hoje?
Ser cada vez melhor
25. Personalidade que admira no mundo dos negócios?
Luiza Helena Trajano
26. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Nada merece seu temor. Enfrente quaisquer dificuldades como se fossem menores do que você. E normalmente são.