Perfil
Perfil 70 – Carlos Henrique Corrêa
Carlos Henrique Corrêa é arquiteto e urbanista, e sócio da EXP Urbanismo. Gosta da culinária italiana e tem como hobbies atividades ao ar livre, como corrida, remo e praia. Corrêa também acredita que é a partir das nossas escolhas que se constroi a nossa essência.
Conheça mais sobre essas outras características de Carlos Henrique Corrêa na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Arquiteto e Urbanista.
2. Tem filhos?
Não
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Cultura, gastronomia e viagens. Meus hobbies são atividades diversas ao ar livre: corrida, remo, praia.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Amo a culinária italiana, pra mim ela é o afeto em forma de comida. Meu prato favorito é o macarrão à carbonara – com a receita original!
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
A Espanha me encanta muito por sua riqueza cultural e histórica, pela singularidade da identidade de cada região do país e pelo povo acolhedor.
6. E no Brasil?
Vou ter que citar minhas duas cidades do coração: Florianópolis e Rio de Janeiro. Ambas mesclam o meio urbano e o natural, além de contarem com paisagens incríveis.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Sapiens, do Yuri Harari, me fez imergir na compreensão do Homo como sociedade. Sinto que essa leitura volta e meia se relaciona com algo que estou estudando ou vivendo.
8. Rede social que mais interage?
9. Como você se mantém atualizado e aprende continuamente?
Gosto de acompanhar profissionais, empresas e instituições que tenho como referência através do Instagram e Linkedin.
10. Você tem alguma filosofia de vida pessoal que guia suas decisões?
Sou adepto do existencialismo, acredito que é a partir das nossas escolhas que se constroi a nossa essência.
11. Qual é o papel da família e das relações pessoais em sua vida?
Família, seja de sangue ou de coração, é onde eu me apoio constantemente e com quem eu quero celebrar minhas conquistas.
12. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Busco ter uma rotina bem definida durante a semana, quando não estou trabalhando – no meu tempo livre – evito ao máximo adentrar em comunicação referente a trabalho, ainda que seja uma resposta rápida em um grupo de Whatsapp. Além disso, os fins de semana são sagrados pra mim, esse tempo é dedicado inteiramente à minha vida pessoal.
13. Como você lida com o estresse e mantém um equilíbrio emocional?
É essencial não lidar com esses problemas sozinho e ter alguém para compartilhar o estresse e os problemas. Nesse sentido, só tenho a agradecer imensamente à minha sócia, Thayssa, que me acompanha nessas barreiras do dia a dia.
14. Quais são suas metas e aspirações pessoais?
“Quero me orgulhar de tudo que eu deixei pro tempo”, como diz Marina Sena em uma das músicas do seu novo álbum. Projetar espaços públicos é o que me motiva, saber que estamos pensando em algo diferente que pode impactar a vida de diversas pessoas, em diferentes lugares do país, e saber que isso vai se tornar parte da cidade me fascina. Me esforço ao máximo para que o produto do meu trabalho seja um meio de transformação e qualificação das cidades brasileiras.
15. Qual foi o seu maior desafio pessoal e como o superou?
No período em que fiz intercâmbio acadêmico em Sydney, na Austrália, tive que lidar com o falecimento do meu pai sem ter o amparo e a proximidade com a minha família no momento, foi um processo bem difícil de autoconhecimento e fortalecimento.
16. E na sua empresa?
Nosso maior desafio foi a decisão de criar uma empresa tão ambiciosa do zero. A EXP é uma empresa jovem, com estrutura completamente remota e de gestão horizontal, chegar nessa formatação de uma maneira que se sustente foi um processo complexo, bem como entender como apresentaríamos esse conceito de forma segura e confiável para nossos futuros clientes.
17. Como você lida com desafios e obstáculos nos negócios?
Sinceridade, pra mim, é a chave. Para nosso maior desafio, que é nos posicionarmos e encontrarmos nosso espaço no mercado, transparecer aos nossos clientes nossa gana e motivação. Para lidar com as adversidades, a honestidade também é essencial, muitas vezes precisamos da humildade de reconhecer nossos pontos fracos e estarmos abertos a pedir ajuda.
18. Qual foi sua maior realização até agora?
Foi incrível vivenciar o processo de projeto, execução e ocupação do nosso projeto de paisagismo para a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a Rua da Saúde. Fui o responsável criativo e acompanhei todo o processo de execução. Foi recompensador ver que, ainda nesse processo de execução, o espaço já emocionava os trabalhadores da obra. Uma vez pronto, ver a interação dos usuários com o espaço é algo que ainda me emociona muito.
19. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Sonho em consolidar a EXP como uma referência na produção de espaços públicos no Brasil. Também desejo que a empresa seja um exemplo de gestão e colaboração para outros escritórios de arquitetura. Queremos um escritório feliz produzindo espaços incríveis.
20. Quais habilidades e qualidades fundamentais para ser um bom líder?
Um bom líder precisa de tempo e dedicação para se comunicar com sua equipe. É preciso desejar compartilhar o conhecimento – dar e receber – para que o time cresça coletivamente.
21. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Temos uma rotina de momentos para acompanhamento do desenvolvimento e troca, além de assegurar papéis de funções gerenciais da empresa para todos os membros da equipe, para que a construção da EXP seja coletiva.
22. Quais são os seus principais valores e princípios?
Justiça e honestidade
23. Em qual projeto você está focado no momento?
Nosso xodó, que nos acompanha há mais de um ano, é o Parque Una São José dos Campos, futuro empreendimento da Idealiza Cidades.
24. Qual é a sua visão de futuro para o que desenvolve hoje?
Espero o reconhecimento do urbanismo e do paisagismo como ferramentas de qualificação e transformação urbana.
25. Personalidade que admira no mundo dos negócios?
No ramo da incorporação, admiro muito a capacidade do Fabiano de Marco de desenvolver ideias inovadoras através de um plano de negócio muito eficiente e que conseguiu ter forte apreço e desejo por parte do público. Como gestores de escritório, admiro o Gabriel e a Cristina, do Ideia1 – e todos os seus sócios – por conseguirem operar um escritório tão grande, tão cooperativo e com uma produção que é referência no mercado nacional. Já no meu ramo, o paisagismo, terei que citar também a Juliana Castro, profissional que ressignificou e vem ressignificando o paisagismo urbano no mercado brasileiro.
26. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
“Kill them with kindness” é uma frase que levo pra vida. Sangue nos olhos e bondade no coração.