Perfil
Perfil 101 – Alejandro Moreno
Alejandro Moreno é sócio e presidente da Trul Hotéis, é natural do México e atua há mais de 20 anos no turismo brasileiro. Dentro e fora do seu trabalho na hotelaria, acredita no poder de transformar a vida das pessoas à sua volta.
Conheça mais sobre essas e outras características de Alejandro Moreno na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Formado em Comunicação e Marketing pela Universidad Autonoma de Mexico.
2. Tem filhos?
Não.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Academia, Corrida e Jiu-jítsu, além de aprender línguas.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Arroz com feijão.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Grécia, além de ter uma cultura incrível, nunca deixa de surpreender.
6. E no Brasil?
Fernando de Noronha, provavelmente a ilha mais linda que já vi.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
História, já que se aprende muito do que foi feito anteriormente, ciência ficção pois tem muita ideia interessante do que pode chegar a acontecer e mentes brilhantes de toda época.
8. Rede social que mais interage?
Instagram.
9. Como você se mantém atualizado e aprende continuamente?
Livros, jornais entre outros.
10. Você tem alguma filosofia de vida pessoal que guia suas decisões?
Sim, acredito que todos devemos ser tratados da mesma forma, que temos que cuidar e dar ferramentas para desenvolvimento.
11. Qual é o papel da família e das relações pessoais em sua vida?
Tudo, sem elas não temos quem te coloque na direção certa, em quem confiar é fundamental.
12. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Sempre tive sorte no meu trabalho e sempre convivi com gente que me incentiva para seguir em frente, isso faz com que seja fácil manter uma boa relação entre ambos.
13. Como você lida com o estresse e mantém um equilíbrio emocional?
Na academia, consigo me manter focado.
14. Quais são suas metas e aspirações pessoais?
Continuar incentivando empresas a investir e contribuir para melhorar a vida de quantas pessoas seja possível, além de ajudar a cuidar de tantos animais como seja possível.
15. Qual foi o seu maior desafio pessoal e como o superou?
A saída da empresa anterior, foi inesperado e na minha carreira mesmo que sempre tive oportunidade de crescer não estava preparado para começar uma nova empreitada, mas sempre tem sido trabalho o que me motiva e movimenta, consegui encontrar o meu caminho do qual estou muito feliz de ter sido levado a seguir. Nunca sabe porque acontecem as coisas, mas acredito que sempre tem espaço para continuarmos crescendo se for o propósito. Grato por isso.
16. E na sua empresa?
Crescimento é duro, sempre trabalhei em corporações com o que me tornar Empreendedor tem sido algo que não sabia que me faltava experimentar, estar do outro lado tem sido difícil mas muito importante para entender o que deve ser feito para se manter num mercado tão competitivo como o nosso.
17. Como você lida com desafios e obstáculos nos negócios?
Sempre fui negociante, e algo que minha mãe me ensinou, sei que nem sempre se ganha e a verdade é que penso que se rodear de pessoas que são melhores que eu é fundamental para poder continuar lidando com os diferentes desafios que enfrentamos. Diferentes opiniões dão diferentes resultados.
18. Qual foi sua maior realização até agora?
Primeiro reativar o negócio de Tempo Compartilhado no Brasil, trazendo para o negócio grandes Resorts brasileiros e posteriormente com a introdução do Fractional (era assim conhecido originalmente) que passaria a ser chamado de Multipropriedade. Quando fui atrás do conceito e começamos a desenvolver no país mesmo não tendo nenhum produto, conseguimos convencer várias empresas a enxergar o modelo como algo que poderia ser introduzido no país. Primeiro foi Quintas Private com Odebrecht e depois viram muitos mais, entre eles Gramado Parks, Ferrasa etc etc. A verdade é que nunca imaginei o tamanho que a modalidade iria ter. Sempre pensava que cada nova operação teria oportunidade de contratar um número importante de funcionários o que me motivava ainda mais..
19. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Acho que neste momento da minha vida e conseguir fazer uma diferença na forma como é feita a hotelaria, temos pensando já lançar em breve nosso próprio Vacation Club, além de que estamos desenvolvendo algumas marcas que serão diferentes no país pelo conceito, então fazer com meus sócios e colaboradores que a Trul seja conhecida como uma empresa com diferentes ângulos na hospitalidade.
20. Quais habilidades e qualidades fundamentais para ser um bom líder?
Escutar e dar liberdade de atuação, não dá para tentar controlar, pois tira a liberdade de atuação e de ver quais são as melhores qualidades de todos na empresa. Rodear-se de pessoas mais inteligentes que você.
21. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Todos têm a mesma oportunidade, é questão de ir atrás, não colocamos nenhuma restrição, se a pessoa quer, vai poder crescer.
22. Quais são os seus principais valores e princípios?
Confiança e respeito pelas pessoas em todo sentido, entender que quando alguém está em contato com você por qualquer motivo e porque terá um intercâmbio de conhecimento e podemos não fazer negócios mais e muito bom poder ter um bom intercâmbio de ideias.
23. Em qual projeto você está focado no momento?
São vários, desde as novas marcas, nosso clube de férias entre outros.
24. Qual é a sua visão de futuro para o que desenvolve hoje?
Acredito que o Brasil continuará crescendo no mercado interno, não vejo o internacional sendo diferente porque não se faz nada diferente para atraí-lo, então continuar a crescer e ficar mais exigente com o tempo, então a oportunidade será grande para quem cuide bem dos clientes.
25. Personalidade que admira no mundo dos negócios?
Bill Gates, Carlos Slim (ele sempre fala que vai gerar a maior quantidade de empregos possíveis), Jeff Bezos entre outros.
26. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Cuidar da natureza e dos seres que a habitam é uma responsabilidade que todos temos, seja a voz dos que não são ouvidos!