Artigos / Matérias
Participantes destacam profundidade técnica e didática do Curso de Viabilidade para Loteamentos Urbanos

Atividade foi realizada pela ADIT Brasil e contou com a facilitação de sócios do Rexperts
Nos dias 22 e 23 de maio, São Paulo recebeu a 1ª edição do Curso de Viabilidade para Loteamentos Urbanos, promovido pela ADIT Brasil. Durante dois dias intensos de atividades, mais de 60 profissionais dos segmentos de urbanismo, incorporação e construção civil trocaram experiências e puderam se aprofundar nos aspectos comerciais, jurídicos, técnicos e econômicos são essenciais para o sucesso de um empreendimento de lotes.
Com facilitação de Antônio Abrahão, Giuliano Tognetti e Guilherme Lapo, sócios do RExperts, a programação contou com exposições conceituais, estudos de caso reais e dinâmicas de discussão entre os participantes.
Leônidas Martins, sócio da Isabel Jácomo Arquitetura, destacou a clareza do conteúdo abordado no curso. “Gostei muito da palestra, da parte técnica, que é a que eu atuo mais e que acabo me familiarizando melhor, mas de forma geral gostei de tudo. A própria didática é fácil de compreender, principalmente pra mim que não sou tão relacionado com a viabilidade financeira em si, permite uma acessibilidade para quem não entende de alguma parte. Eles conseguiram nos passar de forma bem clara os números que compõem a viabilidade”, ressaltou.
A proposta de integrar análise mercadológica, projeções econômico-financeiras e requisitos regulatórios em um mesmo roteiro também foi apontada como o grande diferencial.:
“A gente passou desde os estudos preliminares, as necessidades desses estudos para que possamos fazer viabilidades mais assertivas, até uma parte mais econômica-financeira. Essa junção é bem complexa e completa, e difícil de encontrar em cursos. As vivências, quando se traz casos já ocorridos e quando a gente consegue colocar nossas dores para serem discutidas, complementou muito o curso”, resumiu Márcia Horana, gerente de negócios e desenvolvimento de produtos da Conviver Urbanismo.
Além dos módulos de viabilidade comercial, técnica e ambiental, o segundo dia foi dedicado a exercícios de fluxo de caixa, cálculo de permutas e comparação entre loteamentos abertos e fechados.
Para Eduardo Resende, da Eve Construtora, a presença de facilitadores que também empreendem no setor criou um ambiente de troca genuína, além da qualidade do público participante.
“O pessoal do RExperts é muito técnico, realmente entende do assunto e também empreendem no ramo, não são apenas consultores que nunca vivenciaram a dor do empreendedor. E a ADIT consegue reunir um nível de público que ajuda, é um pessoal muito qualificado. Então, está compatível o que o RExperts passou junto com o público que a ADIT trouxe”, finalizou.
Mais notícias
-
Multiproprietários brasileiros gastam mais e ficam mais tempo nos destinos na comparação com viajantes convencionais
-
Multipropriedade cresce 16,6% e alcança R$ 92,7 bilhões em VGV
-
Prêmio Legado ADIT homenageia contribuição de Caio Calfat à entidade e aos setores imobiliário e turístico
-
ADIT Brasil elege nova Diretoria Executiva, Conselhos de Administração, Jurídico e Fiscal para biênio 2025-2027