Artigos / Matérias
Artigo: Os cuidados no novo mundo que estamos vivendo, o mundo virtual.
Indiscutivelmente estamos vivendo um momento ímpar em nossas vidas, muitos paradigmas estão sendo quebrados em face da situação que não só Brasil, mas o mundo todo vive.
Uma das grandes mudanças de comportamento que temos observado é a utilização de ferramentas virtuais para comunicar-se com parentes e amigos, Home Office, compras de alimentos e bens de consumo de toda natureza.
O problema é que estes serviços normalmente pedem dados que de certa forma são extremamente pessoais e muitas delas confidenciais, portanto é imperativo que você tome alguns cuidados ao entrar nesses sites e ferramentas de comunicação, tais como:
- Mantenha seu Firewall e antivírus atualizado
- Entre somente em sites, conhecidos e confiáveis, caso não conheça , entre em um site de busca, por exemplo, Google, digite o endereço do site para ver sua procedência.
- Jamais clique em links desconhecidos que lhe são enviados, seja por e-mail, WhatsApp, SMS (é exatamente aí que está o maior perigo).
- Mesmo que seja um site que você pressupostamente conhece, quando enviarem link, observe bem se o endereço da página é exatamente daquele que você se utiliza, muitas vezes existe uma letra ou símbolo que não pertence aquele site, o ideal é sempre digitar no browsers o endereço correto, nunca se esqueça de verificar ao lado do endereço se existe um cadeado fechado, essa é a garantia que você está navegando em um site confiável .
- Ao fornecer em compras pelos sites as informações do seu cartão de crédito, uma das informações mais sensíveis é o CVV que são aqueles três números ficam normalmente na parte posterior do cartão, então só forneça se você realmente confiar no site, uma excelente opção é você solicitar a sua operadora de cartão que lhe envie um SMS, para informar toda operação que for feita, assim caso ele seja usado indevidamente você receberá o aviso e poderá imediatamente entrar em contato com sua operadora e bloquear a transação. No WhatsApp, mantenha as configurações em dupla verificação, assim evitar é que seu celular seja clonado por vírus maliciosos
- Quando fizer Lives, Webinar, videoconferência, mantenha seu notebook, PC ou até mesmo Smartphone, sempre com uma parede de fundo para que as pessoas que estão lhe vendo tenham uma visão de seu ambiente seja casa ou escritório.
- Programe seu aparelho para desligar após 15 de não uso, isso irá evitar que seu equipamento esteja vulnerável todo tempo.
- Mantenha uma fita isolante ou algo que cubra sua câmera quando não estiver utilizando, alguns hackers quando entram em seu equipamento conseguem ver as imagens da sua câmera.
Lembre-se; tudo é novo, novas experiências e como sempre devemos ser cautelosos e menos impulsivos, sempre avalie criteriosamente cada ação que for tomar; afinal os criminosos nem sempre tem uma arma na mão para nos roubar, hoje eles também tem um mundo virtual a seu favor.
Adalberto Santos – Diretor Superintendente da Sigmacon Segurança Corporativa. Analista Criminal, MBA em Segurança Corporativa, Consultor internacional de Segurança, ASE (Analista em Segurança Empresarial – pela Abseg/Aesg).
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica