Artigos / Matérias
Missão técnica na Colômbia reforça importância da integração comunitária no planejamento urbano
Com foco em Regeneração Urbana e Urbanismo Social, participantes visitaram projetos de Medellín e Bogotá
Durante oito dias, uma comitiva da ADIT Brasil composta por 27 profissionais do setor imobiliário, jurídico e de políticas públicas se dedicou a conhecer projetos emblemáticos de Bogotá e Medellín durante a missão técnica “Regeneração Urbana e Urbanismo Social na Colômbia”, realizada de 17 e 24 de agosto.
O objetivo foi conhecer de perto as estratégias que transformaram territórios antes marcados pela violência em referências internacionais de mobilidade, inclusão social e qualidade de vida.
Nas cidades colombianas, os participantes vivenciaram iniciativas como a Comuna 13, o projeto habitacional Juan Bobo, o Parque Río e o Metrocable, em Medellín, além de espaços de habitação social, retrofit e lazer urbano em Bogotá, como o Parque Tercer Milenio e o Centro da Felicidade. A programação foi conduzida por Murilo Cavalcanti, diretor da Rede Compaz e especialista em políticas urbanas inclusivas.
Entre os principais aprendizados, os profissionais destacaram a integração entre poder público e comunidade na formulação e execução dos projetos urbanos. Para Andrigo Magalhães, da GM Participação, o maior aprendizado foi justamente esse diálogo constante.
“O que me impressionou foi a regeneração urbana e a qualidade dos equipamentos públicos gratuitos oferecidos à população. O ponto central é escutar a comunidade e integrar as demandas de educação, saúde e segurança. Isso explica o sucesso dos projetos e a transformação da cidade em termos de segurança”, destacou.
Já a advogada Maria Clara de Moura, do escritório Duarte Garcia Serra Netto e Terra, ressaltou o impacto do planejamento urbano voltado para as pessoas. “Foi uma experiência muito enriquecedora ver como um planejamento pensado para as pessoas pode melhorar a qualidade de vida de toda uma população e impulsionar o desenvolvimento da cidade. Volto com aprendizados que pretendo aplicar no meu trabalho”, disse.
Mais notícias
-
Como o turismo e a hotelaria estão se reconfigurando para o futuro próximo
-
ADIT Brasil lança missão para Emirados Árabes Unidos com foco em desenvolvimento urbano e cidades do futuro
-
Presença de lideranças femininas está redesenhando mercado imobiliário brasileiro
-
Artigo – Hotéis e empreendimentos imobiliários ancorados em Vinícolas: o Vinho como estratégia de destino e valor territorial