Artigos / Matérias
Mercado hoteleiro do Brasil ainda tem muito espaço para se desenvolver
Segmento pulverizado é um atrativo para investimentos e uma melhora da economia somada
à resolução de alguns entraves, como alta carga tributária, pode estimular o crescimento
Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios da AccorHotels América do Sul, afirma que o Brasil é o país onde a rede mais abre hotéis e que, apenas neste ano, dezenas de unidades serão inauguradas.
Na visão do executivo, o cenário é favorável para o setor hoteleiro e muitas cidades têm tido um desempenho espetacular aproveitando a pulverização do segmento, mas a economia precisa melhorar para estimular mais investimentos e entraves persistentes ainda são um desafio, ainda mais em um ano eleitoral.
Em entrevista à ADIT Brasil, Castro dá mais detalhes sobre a operação da marca no país e do cenário do desenvolvimento hoteleiro brasileiro.
De um modo geral, como está o desenvolvimento hoteleiro no Brasil?
Abel Castro – O mercado hoteleiro no Brasil ainda tem muito espaço para se desenvolver. Há muitas cidades com desempenho espetacular e com espaço para investimentos. Os pontos negativos incluem entraves como a alta carga tributária, insegurança jurídica, ano eleitoral e insegurança nas cidades.
Quais são os passos necessários para que este cenário seja melhorado?
Abel Castro – O cenário é favorável para o setor hoteleiro, mas, se a economia melhorar, mostrará um leque ainda mais interessante para os investidores. Basicamente, uma economia nos trilhos atrai investimentos. Se houver redução do desemprego, as pessoas também viajam mais. Com políticas públicas adequadas, as cidades apresentam melhor desenvolvimento e o turismo cresce.
Poderia dar exemplos de ações da AccorHotels América do Sul em relação ao desenvolvimento hoteleiro no Brasil?
Abel Castro – Hoje temos diversas marcas no país. Em 2017, abrimos 52 hotéis na América do Sul, um recorde, sendo que a grande maioria das aberturas ocorreu no Brasil. Para este ano, a previsão é inaugurar 51 unidades na região, sendo a maior parte em território nacional. Já temos 335 hotéis em operação na América do Sul. Desses, quase 300 estão no Brasil.
Como você entende que a ADIT Brasil pode contribuir para o desenvolvimento hoteleiro?
Abel Castro – A ADIT Brasil conecta vários segmentos fazendo este pool com diferentes setores e nichos, o que faz com que os caminhos fiquem mais claros para quem quer investir. Também apresenta o cenário e as saídas para que as políticas públicas e privadas sejam desenvolvidas. Há muitas oportunidades, já que apenas 20% do mercado está nas mãos de grandes grupos. O restante ainda é muito pulverizado com proprietários independentes, muitas vezes ávidos para fazer negócios e crescer em outras cidades. E é neste momento que a AccorHotels aproveita para crescer.
Abel Castro, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Novos Negócios da AccorHotels América do Sul. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria hoteleira, sendo atualmente o principal responsável por definir e implementar as estratégias de desenvolvimento na região para todas as 17 marcas da AccorHotels, entre elas Sofitel, Novotel, Mercure e Ibis.
Sobre o ADIT Share
Mais importante evento sobre timeshare e multipropriedade do Brasil, o ADIT Share, promovido pela ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, realizará sua sexta edição de 18 a 19 de junho no Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas, em Pernambuco. Em um cenário no qual o Projeto de Lei de Multipropriedade já foi aprovado no Senado e encaminhado para a Câmara, a programação contará com diversos painéis com participação de especialistas referência no mercado que abordarão as tendências para a propriedade compartilhada, entre outros assuntos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.adit.com.br/aditshare/ ou pelo telefone (82) 3327-3465.
Serviço
ADIT Share 2018
Data: 18 e 19 de junho
Local: Enotel Convention & Spa Porto de Galinhas
Rodovia PE 09 S/N, Gleba 6 BA, Porto de Galinhas – Ipojuca – PE
Mais informações: www.adit.com.br/aditshare/ ou (82) 3327-3465
Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Marcos Coelho – marcos.coelho@2pro.com.br
Tels. +55 (11) 3030.9463 / 3030.9403
Mais notícias
-
Multipropriedade por quem entende: estratégias que funcionam e erros para evitar
-
Complan’24 reúne mais de 700 participantes e amplia discussões sobre o futuro das cidades
-
Criação dos Distritos Turísticos acelera desenvolvimento do setor em localidades do país
-
Artigo – Gestão de Stakeholders em projetos imobiliários: uma abordagem estratégica