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Desafios para projetos de comunidades planejadas e sustentáveis no Brasil são debatidos no 8º COMPLAN, em Fortaleza

Fortaleza, 22 de outubro de 2018 – No Brasil, morar em comunidades planejadas ou smart cities, onde há vários tipos de comércio e áreas de lazer, além de outras facilidades, ainda é um privilégio para poucos. “Para aqueles que desejam empreender ou tornarem-se master developers é fundamental pensar primeiro no modelo de negócio e depois no projeto”, disse Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil – Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil, aos participantes na abertura do 8º COMPLAN – Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano.
O evento, que está sendo realizado no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza até amanhã (23), recebeu mais de 280 participantes, de cinco regiões do país, entre arquitetos e urbanistas, agentes públicos, construtoras, incorporadoras, loteadoras, escritórios jurídicos, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores e proprietários de terrenos.
Cavalcante chamou a atenção da plateia para os desafios dos masterdevelopers e recomendou a leitura do livro “Nimbys Wars”, editado pela ADIT Brasil e lançado em 2016, que oferece respaldo aos gestores e agentes públicos para que os empreendimentos possam ser bem-vindos pela comunidade. “No longo prazo, o urbanismo exige disciplina e planejamento que criem valor para o empreendimento. Paris, por exemplo, tem ótimos espaços públicos, diferentemente dos espaços privados”, afirma o executivo.
Em relação à conveniência e atrativos para os moradores, os pequenos comércios como padarias, lojas e até food trucks contribuem para a valorização do imóvel. No quesito segurança, há várias técnicas que permitem fazer a integração nos arredores, ou fora dos muros. Para Cavalcante, é possível ter qualidade de vida com projetos criativos e que sejam adaptáveis a vários tipos de situações.
O legado de Alphaville

Nesta edição do COMPLAN, o empresário Renato de Albuquerque, 92 anos, foi o homenageado pela sua trajetória e dedicação ao setor. Na década de 1970, ele criou um núcleo de residências em São Paulo, batizado de Alphaville que, até hoje, é referência no segmento imobiliário. O Prêmio Legado ADIT – Uma vida que vale a pena ser vivida foi entregue por Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil, sob os aplausos dos participantes.
Entre as muitas histórias para contar, Albuquerque lembrou que “na época, o prefeito de Barueri foi contra o projeto no município, pois queria fomentar a instalação de fábricas, indústrias. Com isso, tivemos que estudar novas formas de viabilizar o empreendimento, assim nasceu um modelo de bairro sustentável”. Juntamente com o sócio, Yojiro Takaoka (que faleceu em 1994), ele comandava as obras do que se tornaria o maior case de sucesso em comunidade planejada do país.
Questionado por Sérgio Villas Bôas, vice-presidente da ADIT Brasil, e por Paulo Toledo, da CIA Inteligência Imobiliária, sobre a marca Alphaville nos dias de hoje, Albuquerque avalia que as dificuldades provocadas pelos desmandos do governo Dilma geraram muitas dificuldades. Por outro lado, o empresário continua ativo, mesmo após a venda do negócio para a Gafisa. Ele se aliou a Nuno Lopes Alves, com quem já tinha feito negócios. “Nos tornamos sócios e fundamos a Artesano”, celebra Albuquerque.
Serviço:
COMPLAN 2018
Data: 22 e 23 de outubro
Local: Hotel Gran Marquise
End: Av. Beira Mar, 3980 – Mucuripe, Fortaleza
Horário: das 8h30 às 18h30
Site do evento – www.adit.com.br/complan/
Sobre o COMPLAN
O Seminário sobre Comunidades Planejadas, Loteamentos e Desenvolvimento Urbano (COMPLAN) reúne anualmente os principais profissionais e empresas, direta ou indiretamente, envolvidos com o desenvolvimento das cidades para discutir sobre o crescimento inteligente e a boa gestão dos espaços públicos. O evento apresenta os benefícios na qualidade de vida da população que o setor imobiliário pode oferecer ao exercer as melhores práticas do urbanismo. O COMPLAN preza pela integração dos setores público e privado, aliando a teoria e a prática, levando em consideração os conceitos e tendências nacionais e internacionais.
2PRÓ Comunicação
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