Artigos / Matérias
Associações impulsionam o sucesso de projetos imobiliários e a satisfação dos proprietários

Especialistas reforçam que a associação deve estar presente desde o início do planejamento do empreendimento
Para debater a importância do planejamento associativo desde a concepção do projeto imobiliário, a ADIT Brasil promoveu um webinar com o tema “O impacto das associações de moradores na qualidade e na comercialização de empreendimentos imobiliários”, nessa terça-feira (25).
O evento reuniu os especialistas Mariângela Machado (Focus Trading), Murilo Nascimento (VIP Engenharia), Paulo Velzi (Riviera de São Lourenço/Sobloco) e Eduardo Eichenberger (Global Governance), que explicaram como a proposta evita problemas de governança e contribui para a valorização do empreendimento.

Segundo Eichenberger, a criação da associação deve ser integrada ao planejamento do projeto imobiliário, sendo incluída no Valor Geral de Vendas (VGV) e na estratégia comercial. Esse planejamento antecipado contribui para uma gestão mais eficaz e para a satisfação dos moradores e investidores.
Para o executivo, é a associação quem deve garantir que a implantação seja feita nos moldes da concepção do projeto e fiscalizar para que todas as edificações cumpram os critérios urbanísticos previamente estabelecidos.
“É a associação que assegura a transformação do sonho em realidade, é a associação que dá vida e transforma aquele espaço em algo realmente idealizado, como quando foi pensado logo no início do seu projeto”, enfatiza o fundador e CEO da Global Governance.

Um erro para ser evitado no processo de venda
Um dos erros mais comuns na gestão de associações está na comunicação ineficiente sobre suas vantagens durante o processo de venda. Paulo Velzi defende que, como solução, os corretores precisam ser capacitados para explicar claramente a função da associação, suas responsabilidades e benefícios, minimizando conflitos atuais e futuros com maior transparência na negociação.
“Treinamento de corretor é uma coisa que tem que ser feita toda vez, porque eles não falam da associação. Eles falam do terreno, falam do apartamento, mas na hora da associação eles omitem, porque querem logo faturar e garantir o cliente.”
Paulo Velzi
“A gente chegou a dispensar corretor por causa disso. E dá problema porque o proprietário que entra sem saber o que está acontecendo, ele não sabe a quem recorrer e ele não sabe como funciona o empreendimento. A gente apanhou muito até conseguir trazer essa questão da associação como um patrimônio do empreendimento tanto quanto o terreno, como um valor para o empreendedor”, explica o diretor da Riviera de São Lourenço.
Fora isso, Mariângela Machado afirma que uma governança eficiente é fundamental para o sucesso da associação. O trabalho de tutoria urbana, por exemplo, pode auxiliar na prevenção de problemas de gestão, ajudando a estabelecer regras claras para o funcionamento do empreendimento.
“O que garante o êxito é aquele trabalho de tutoria e governança. Plantem neles [proprietários] a valorização para que eles mesmos valorizem e passem essa valorização. Governança se faz com cuidado e se faz com regras claras. Cuidado sem regra clara não dá em nada e regras claras sem cuidado não dão em nada.”
Mariângela Machado
Valorização do empreendimento
Os especialistas reforçam como a associação bem gerida pode aumentar significativamente o valor dos imóveis, tornando o empreendimento mais atrativo. Murilo Nascimento destaca que pesquisas e matérias demonstram que uma boa gestão associativa está diretamente relacionada à valorização do projeto a longo prazo.

“Os principais motivos de valorização da rua são a questão de acessibilidade e mobilidade, mas também passa muito pela estrutura, pela segurança e pelo potencial para facilitar a vida das pessoas. Assim, a valorização desse empreendimento está diretamente ligada a essa gestão. E a turma do time comercial tem que na verdade entender mais desse processo para poder usar isso a seu favor”, comenta Nascimento.
Complementando ainda mais os tópicos abordados no webinar, nos dias 23 e 24 de abril, a ADIT Brasil vai realizar um curso na capital paulista, apresentando os desafios e melhores práticas para gestão de associações em empreendimentos imobiliários. Para o segundo dia do evento, será realizada uma etapa prática na Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP).
As inscrições já estão abertas!
- Por Maíra Sobral – Coordenadora de conteúdo na ADIT Brasil
Mais notícias
-
ADIT Brasil lança curso sobre viabilidade de loteamentos urbanos
-
Como a China está redefinindo o desenvolvimento imobiliário com inovação e sustentabilidade
-
Pesquisa da ADIT mapeia funcionamento de mais de 200 salas de vendas de propriedade compartilhada no Brasil
-
Inteligência Artificial otimiza serviços e aumenta eficiência na hotelaria