Perfil
Perfil 60 – Claudio Teitelbaum
Claudio Teitelbaum atua no mercado imobiliário desde o final dos anos 90, contribuindo para o legado da Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia, empresa que leva o nome e foi fundada por seu pai. Engenheiro por formação, divide seu tempo entre vida profissional, o gosto por rock n’roll e a dedicação à família.
Conheça mais sobre essas outras características de Claudio Teitelbaum na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Engenheiro civil com mestrado em administração.
2. Tem filhos?
Sim, duas filhas. Sofia com 9 anos e Isabela com 3.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Estar com a família, amigos, surfar e jogar tênis.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Churrasco.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Ilhas Mentawai, na Indonésia.
6. E no Brasil?
O Rio de Janeiro continua lindo.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Um livro que me inspirou muito foi A Estratégia do Oceano Azul. Li ele na época do meu mestrado. A partir dele iniciamos grandes mudanças organizacionais na empresa. Música, sempre rock´n´roll.
8. Rede social que mais interage?
Instagram.
9. Como você se mantém atualizado e aprende continuamente?
Notícias online, das mais diversas fontes. Cursos e Eventos diversos também, principalmente aqueles onde a troca de ideias e pensamentos ocorre com mais dinâmica e de forma estruturada.
10. Você tem alguma filosofia de vida pessoal que guia suas decisões?
Não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem com você.
11. Qual é o papel da família e das relações pessoais em sua vida?
Família é tudo. O nosso porto seguro. E relações pessoais sempre baseadas na transparência e honestidade.
12. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Tento manter o equilíbrio dentro da medida do possível. Quando estou com a família, busco maximizar o tempo sem influências externas, me dedicando à esposa, filhas e aos amigos.
13. Como você lida com o estresse e mantém um equilíbrio emocional?
Estando com a família, amigos e praticando os esportes que eu gosto, de preferência com o pé na areia. Não há nada que a água salgada não cure.
14. Quais são suas metas e aspirações pessoais?
Poder equilibrar mais a vida pessoal com a profissional. Trabalhar no que se gosta já é meio caminho andado.
15. Qual foi o seu maior desafio pessoal e como o superou?
Sem dúvida foi a morte de meu pai. Ele já havia feito a transição da empresa para mim e para meus irmãos alguns anos antes, profissionalizando a gestão. Contei esta história para poucos. Quando ele fez a última internação no hospital, já estava indo para a CTI, eu tinha que entregar uma proposta a um cliente importante. E eu sempre mandava para uma última olhada dele. Quando me dei conta que não adianta enviar o e-mail, ele demoraria para ver, decidi reler e revisar como se ele mesmo estivesse fazendo. A partir daí caiu a ficha. O legado dele estava finalmente sendo internalizado.
16. E na sua empresa?
A crise de 2015, pós impeachment, e com elevada taxa de juros e incerteza, foi certamente um dos momentos mais duros. A empresa enxuta, a força da família empresária e uma gestão forte, colaboraram demais, juntamente com uma equipe de muitos anos e engajada, para ultrapassarmos aquele momento de dificuldades.
17. Como você lida com desafios e obstáculos nos negócios?
Sempre dar um tempo para pensar antes de agir. A primeira resposta normalmente é resultado de impulso e que não vai nos fazer andar pra frente. Saber se colocar no lugar do outro também é um grande conselho que recebi e busco aplicar. A verdade nem sempre tem um só lado.
18. Qual foi sua maior realização até agora?
Manter uma família estruturada e criar filhos íntegros e preparados para o mundo são meus maiores desafios. Meus pais sempre nos mantiveram coesos e unidos. Este é o grande legado que podemos deixar para que aqueles que vêm atrás da gente sejam melhores e mais justos do que nós somos.
19. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Deixar legado em cada novo empreendimento que concebemos e desenvolvemos. Inovação, sustentabilidade, prioridade às pessoas, qualidade de vida e arquitetura de qualidade são premissas que buscamos implementar para transformar cidades em melhores lugares para se viver, trabalhar, investir e se divertir.
20. Quais habilidades e qualidades fundamentais para ser um bom líder?
Primeiro ter conhecimento profundo do negócio, para então poder ensinar. Possuir processos de gestão claros e em constante melhoria. Devemos tentar, sempre, formar novos líderes melhores do que nós somos. E estarmos sempre prontos para aprender. Compartilhando ideias e conhecimento, estaremos preparados para inovar.
21. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
O compartilhamento de conhecimento, de práticas de gestão e a delegação com responsabilidade, com posterior feedback, são as formas pelas quais acreditamos que ocorre o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos líderes. Uma cultura organizacional forte, transmitida pelo exemplo, é fundamental para a constância de propósitos. Os resultados serão consequência.
22. Quais são os seus principais valores e princípios?
A integridade e o respeito pelas pessoas são a base de todos os relacionamentos.
23. Em qual projeto você está focado no momento?
O Bairro Quartier, em Pelotas, é um projeto desafiador e que me traz grandes momentos de felicidade. Ver um sonho se transformar em realidade, que impacta realmente na vida de toda uma comunidade, é realmente encantador. Hoje, estamos desenvolvendo projetos similares, em distintas regiões do estado, baseado nos aprendizados, acertos e erros. E isso é o mais sensacional de nossa atividade. Em cada empreendimento, inserimos novos conceitos que vem para agregar ainda mais qualidade de vida às pessoas que lá irão morar, trabalhar e se divertir.
24. Qual é a sua visão de futuro para o que desenvolve hoje?
A construção civil, em suas mais variadas formas, é um dos grandes impulsionadores do desenvolvimento das cidades. Cabe às empresas e aos seus líderes o protagonismo para empreender, inovar e mostrar que a qualidade de vida será resultante do equilíbrio entre empresas sólidas, legislação clara e um poder público cada vez menos invasivo e mais liberal. Então, teremos o verdadeiro desenvolvimento sustentável.
25. Personalidade que admira no mundo dos negócios?
Meu pai, Joal Teitelbaum, sempre foi uma grande personalidade em quem me inspirei e sigo me inspirando. No mundo dos negócios, Elon Musk é um gênio que está sempre em busca da inovação e do desconhecido.
26. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
É uma frase de meu pai, que dizia que “os anseios do ser humano são infinitos, mas os recursos naturais são finitos”. Devemos conceber, projetar e desenvolver empreendimentos que maximizem os recursos e promovam qualidade de vida para todos os intervenientes. Não existe desenvolvimento social sem desenvolvimento econômico. O equilíbrio é a chave para o crescimento da sociedade.