Artigos / Matérias
Artigo | Um novo olhar sobre o turismo compartilhado
O conceito de economia compartilhada ganhou força nos últimos anos, impulsionado principalmente pelos mais jovens, que gradualmente incorporam a percepção de que é muito mais vantajoso pagar pelo uso em vez de pagar pela propriedade. Essa visão moderna, amparada na tecnologia capaz de conectar pessoas de qualquer parte do planeta, teve um impacto transformador muito grande em um amplo leque de negócios – inclusive no turismo.
Turismo compartilhado, porém, não é novidade. A partir dos anos 1990, houve um boom dessa modalidade no Brasil, na esteira de um desenvolvimento atrelado ao mercado imobiliário, com destaque para as iniciativas de empreendimentos goianos com foco na multipropriedade.
Em 2018, finalmente foi publicada uma lei federal que regula a multipropriedade, a 13.777/18, que, entre outras aspectos, fixa parâmetros de atuação para as iniciativas empresariais dedicadas a esse modelo.
O cenário, portanto, é muito positivo para o turismo compartilhado: temos uma conscientização maior dos benefícios do compartilhamento; possuímos uma experiência de décadas nesse serviço, principalmente com a multipropriedade; contamos com legislação que regula essa última e, principalmente, há um enorme público potencial que ainda virá a descobrir as vantagens desse tipo de hospedagem/viagem.
É o momento de lançarmos um novo olhar sobre o turismo compartilhado e introduzir nesse ambiente de negócios um toque de sofisticação. Devemos unir a comodidade e a prática inteligente do compartilhamento ao usufruto de opções mais diferenciadas de hospedagem, como hotéis-boutique, resorts e experiências autênticas, tais como estadias em hotéis-vinícolas, por exemplo.
Ao colocar alternativas de padrão acima da média no cardápio de quem opta pelo turismo compartilhado, faremos com que esse segmento dê um salto de qualidade e ganhe relevância ao olhar de um público que ainda não descobriu a oportunidade do compartilhamento também ao viajar.
Tal incremento é certamente a evolução do turismo compartilhado. Em breve, teremos em Goiás e Rio Grande do Sul 1100 apartamentos no modelo multipropriedade que já nascem sob o conceito da sofisticação.
Como costumamos dizer no ambiente da empresa em que trabalho, esse é mais um sonho que queremos compartilhar.
José Roberto Nunes é CEO da Planalto Invest e idealizador de um dos maiores cases imobiliários do país: o Terra Santa Cidade do Lazer, em Trindade/GO. É especialista em real estate e desenvolvimento imobiliário com formação em Gestão de negócios imobiliários e da construção civil pela Fundação Getúlio Vargas.
Mais notícias
-
Condomínios do Litoral Norte do RS serão visitados durante Missão da ADIT Brasil
-
ADIT Brasil lança cursos de Charrete Imobiliária em São Paulo e Porto Alegre
-
Turismo brasileiro em alta impulsionou economia do país em 2024
-
Mercado imobiliário em 2024 tem resultados acima das expectativas e projeções promissoras para 2025