Artigos / Matérias
Glossário do Turismo Compartilhado
Multipropriedade
A Multipropriedade é um modelo de negócio por meio do qual se cria um condomínio especial que permite dividir um imóvel, casa ou apartamento, em frações de tempo. Cada titular de fração tem a propriedade individual do imóvel designada por duas referências: a espacial, que equivale à localização da unidade no seu aspecto físico; a temporal, que equivale ao período do ano para efeito de ocupação e uso, que segue um cronograma de uso compartilhado.
Timeshare
Timeshare é um modelo de negócio que se baseia, via de regra, na compra antecipada de hospedagem, por meio de pontos ou número de diárias, a um preço mais baixo em comparação com as tarifas praticadas pelo mercado. Está regulamentado pela Lei Geral do Turismo – Lei Federal 11.771, de 17 de setembro de 2008, artigo 23 §2º –, reconhecido como prestação de serviço de hospedagem.
Fractional
O fractional usa o conceito de multipropriedade. Ou seja, várias pessoas possuem um mesmo imóvel. A fração ideal de cada um, porém, não é medida em área ou em unidade, mas sim em tempo. Assim, ele possui o imóvel inteiro por um período determinado de tempo a cada ano.
Segunda Residência
Imóvel de férias, fracionado ou inteiro, com a oferta ou não de serviços hoteleiros.
Uso misto
Projeto que combina no mesmo negócio mais de um modelo: timeshare, fractional, segunda residência e hotel.
Senior Living
Residenciais para idosos que prestam serviços hoteleiros, apresentam arquitetura adaptada às necessidades de mobilidade dos moradores, equipe médica multidisciplinar e atividades de lazer e socialização.
Condo-hotel
É o empreendimento aprovado nos órgãos públicos como hotel e submetido ao regime do condomínio edilício. O proprietário ou titular de direitos aquisitivos sobre unidade autônoma não poderá usar sua unidade autônoma para moradia, como também não poderá fazer a cessão de seu uso a terceiros que não seja o gestor hoteleiro, sendo obrigatória a sua participação no pool.
Flat, flat-hotel, hotel, residência, apart-hotel ou apart-service
Tipos de empreendimentos submetidos ao regime do condomínio edilício, de natureza híbrida, com serviços similares àqueles oferecidos em hotéis, mas com apartamentos que podem servir como moradia para seu proprietário ou titular de direitos aquisitivos ou terceiros por ele autorizados.
Condo-Resort
Tipo de empreendimento, localizado em destinos turísticos, submetido ao regime do condomínio edilício, com estrutura de lazer e administração exercida por um gestor hoteleiro, com a prestação de serviços básicos como o de recepção, central de reservas, arrumação, troca de enxoval, bem como a disponibilização de serviços pay per use, como room service, concierge, lavanderia, spa, serviços de praia, dentro outros.
Loft
Tipo de apartamento criado a partir da compartimentação de um grande espaço, sem divisão de ambientes, caracterizado com grandes janelas e pé-direito alto, sendo considerado meio de hospedagem apenas e tão somente se na edificação submetida ao regime condominal na qual ele se insere houver a exploração comercial da atividade hoteleira, com participação no pool.
Pool
É o sistema unificado de proprietários que congregam suas unidades habitacionais, com o objetivo de explorá-las conjuntamente, de modo uniforme e homogêneo, por meio da, ou para a administradora hoteleira, ou empresa de seu grupo econômico, devendo a forma jurídica de exploração e administração do pool ser definidade por quem o administrar, em conjunto com o incorporador imobiliário e, preferencialmente, também com a empresa de Asset Management.
Hotel Asset Manager
A função do HAM é a de cuidar do interesse dos investidores na gestão dos empreendimentos. Ele pode ser uma empresa ou um profissional autônomo – que vai monitorar sistematicamente a gestão do empreendimento hoteleiro, propondo correções de rumo nos momentos em que entender conveniente.
Turismo compartilhado
É um modelo de negócio que permite a compra fracionada de imóveis e a adesão a clubes de hospedagem.
Propriedade compartilhada
É quando o proprietário paga apenas uma fração do valor total de um bem, seja ele casa ou do apartamento, por exemplo. Garante-se um patrimônio herdável por um valor inferior ao de um imóvel comum. A unidade é dividida com outras pessoas e as despesas daquele local também são rateadas.
Vacation Onwership
No português, Administração de Férias. É um termo usado para falar do Timeshare, logo, sobre a compra antecipada de hospedagem, por meio de pontos ou número de diárias.
Fracionado
Quando se diz que um imóvel é fracionado e compartilhado, significa que um grupo de pessoas tem direito de usá-lo de modo alternado. Ou seja, ele é dividido em frações adquiridas pelos compradores, que se alternam no uso do imóvel.
Cotas-imobiliárias / Frações Imobiliárias
Comunidades Planejadas
Projetos urbanísticos, com viés contemporâneo e sustentável. Ocupação de grandes áreas por meio de novos conceitos urbanos e de sustentabilidade, ampliando a visão dos modelos de loteamento de condomínios
Retrofit
Processo de requalificação de um hotel. Para isso, geralmente se adota metodologias como: diagnóstico operacional e mercadológico, plano para melhoria ou reforma, análise dos investimentos e do plano de negócios e estudo para reposicionamento do empreendimento.
Empreendimento em construção: que possuam site de divulgação, fotos ou informações atualizadas do andamento da obra.
Empreendimento Pronto: que adotaram o sistema de fracionamento e que se encontram em operação.
Empreendimento em Lançamento: lançados a mercado via site oficial ou divulgação, porém sem nenhuma informação divulgada sobre obra iniciada
Incorporador Imobiliário
O primeiro e principal agente é o incorporador imobiliário ou a empresa de estruturação do empreendiment (developer), na medida em que recai sobre ele toda a tarefa de estruturação do empreendimento e de coordenação do processo de estruturação do produto hoteleiro e do produto imobiliário de investimento, por via de consequência.
Operadora Hoteleira
A operadora hoteleira, pelo fato de emprestar a sua marca ao empreendimento, tem a obrigação de transmitir ao incorporador as diretrizes advindas da sua experiência em desenvolvimento de hotéis, inclusive fornecendo os padrões e recomendações técnicas para que o empreendimento seja desenvolvido de forma adequada.
Asset Maneger
Empresa (ou Consultor Autônomo) de Asset Management se contratada desde o início do processo e que, por consequência, também esmpreste a sua marca para o lançamento do empreendimento, compartilha da estruturação um produto de investimento hoteleiro adequado. A percepção do investidor final é que o envolvimento dessa empresa fará com que esse empreendimento tenha um desempenho semelhante a outros empreendimentos por ela administrados.
Clube de férias ou vacation club
Um clube de férias é um programa de benefícios onde se paga um valor mensal em troca de diárias em hotéis credenciados. O serviço proporciona a oportunidade de viajar de modo planejado para qualquer destino, em períodos de alta e baixa temporada, facilitando a reserva de hotel, pousada ou resort.
Mais notícias
-
Condomínios do Litoral Norte do RS serão visitados durante Missão da ADIT Brasil
-
ADIT Brasil lança cursos de Charrete Imobiliária em São Paulo e Porto Alegre
-
Turismo brasileiro em alta impulsionou economia do país em 2024
-
Mercado imobiliário em 2024 tem resultados acima das expectativas e projeções promissoras para 2025