Perfil
Perfil 57 – Murilo Nascimento
Com 18 anos de experiência no mercado e carreira desenvolvida nas áreas Comercial, Marketing, Relacionamento e Negócios, Murilo Nascimento é Diretor Executivo da VIP Engenharia. Na empresa, ele acredita que seu maior desafio seja educar o mercado para a entrega de soluções preventivas em engenharia, carregando o lema “levar harmonia e segurança onde há vida”. Trazendo um grupo de pagode como “banda” preferida e pudim de leite como memória afetiva, conheça mais sobre Murilo no ping-pong.
1. Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando VIP?
Curiosamente, o maior desafio é igualmente a maior oportunidade de mercado e no caso da VIP Engenharia é a barreira cultural. Infelizmente (ou felizmente), o mercado brasileiro em geral e o imobiliário em especial, atua na grande maioria das vezes com ações reativas (após a ocorrência de eventos). Isto pode ser visto desde a criação ou modificação de normas técnicas quanto a execução de empreendimentos das mais diversas tipologias. Imagine você abordar o mercado com soluções preventivas e ainda que tragam benefícios inquestionáveis (a exemplo de segurança, competitividade e economia), precisará de um investimento. Por menor que seja esse investimento, as soluções caseiras ou um viés mais a curto prazo de quem ainda não viveu diretamente as consequências de um olhar reativo, acaba ditando a tomada de decisão em alguns momentos.
2. Tem filhos?
Sim, 2. O Fernando de 6 anos e o Rafael de 3. Se pet entrar na conta, pode acrescentar mais um, o Getúlio de 9.
3. Qual o seu Hobby?
Exercício físico, leitura corporativa, família, trabalhar e viajar.
4. Restaurante favorito?
No momento é o Coco Bambu.
5. Culinária favorita?
Vai do momento, mas em especial a japonesa sempre cai bem.
6. Prato que traz boas memórias?
Camusquim (camarão com macarrão). Aos domingos almoçava com a família e a minha avó tinha o costume de preparar este prato. A sobremesa era o melhor pudim de leite.
7. Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
O gladiador. Por retratar bem a vida real (ainda que de uma forma antiga um tanto quanto cruel) de um ser que mesmo em situações extremas e adversas, manteve seu caráter, índole e foco. A maneira que aborda liderança também é um ponto de destaque.
8. Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
O monge e o executivo foi o primeiro livro que comprei com o meu dinheiro e foi revelador para decidir o estilo de liderança que mais tinha empatia. A forma de narrativa que ele foi escrito, te convida a ir até o final. E no final, a grande lição é de que a liderança pura conquista o respeito (legado) e a chefia tradicional o poder (passageiro).
9. Banda/cantor(a) favorito(a)?
Que pergunta difícil rsrs… Sou bem eclético, mas ficarei com Sorriso Maroto. Marcou minha adolescência, remete a amigos, família e uma época em que as preocupações eram outras.
10. Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Ed Sheeran. Tem um repertório fascinante e músicas para ouvir no carro, na academia, na balada.
11. Série preferida?
Prison break.
12. Rede social favorita?
Linkedin: conteúdo + networking + cartão de visita digital.
13. Destino favorito no Brasil?
Balneário Cambouriú (SC)
14. Destino favorito no mundo?
Orlando (USA).
15. Maior conquista profissional?
Ter saído dos desafios deixando a área de atuação e a empresa em um patamar significativamente superior ao que encontrei e com um ambiente próspero. Em especial, destaco duas: a construção de uma regional em Campinas (SP) e a transformação em uma empresa que envolve sucessão familiar, expansão e valorização da história empresarial.
16. Algo que te orgulha?
Ter mantido as minhas convicções e valores ainda que isso tenha causado algumas conversas difíceis.
17. Personalidade que admira do setor em que você atua?
Do ramo empresarial de uma maneira geral, admiro a Luiza Helena Trajano (do Magazine Luiza). Quebrou convenções ultrapassadas, tem carisma e busca inovar constantemente.
18. Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Simon Sinek. Autor espetacular de livros como “Golden circle” e “The infinite game”. Trouxe grandes reflexões.
19. O que ninguém imagina sobre você?
Que gosto de ouvir pagode. Já fez parte de roda corporativa para quebrar gelo e geralmente costumo receber caretas, risadas e frases como “nunca imaginei”.
20. Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Equilibrar vida pessoal e profissional. É um exercício desafiador e constante.
21. Qualidade pessoal que se orgulha?
Ajudar… quando você faz algo que vai contribuir para alguém ser feliz (sem esperar nada em troca) e no final vê que aquele conselho funcionou, vale a pena!
22. Uma frase que te inspira?
A disciplina supera o talento.
23. O que você mais gosta na visão e estrutura funcional da VIP?
A visão do propósito “levar harmonia e segurança onde há vida” e a estrutura do “dinamismo de gerenciar hora técnica de quase 100 profissionais”. Essa combinação, não permite diminuir o ritmo e provoca a estar buscando alta performance, qualidade e senso crítico constantemente.
24. Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Continua firme que vai valer (muito) a pena.
25. Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Dê o seu melhor! A vitória diária está na consciência de que você deixou a sua melhor versão em um projeto, negociação ou naquele dia. Se fez isso, independente do resultado a curto prazo, fez mais um ponto positivo na jornada da vida.