Perfil
#Perfil 49 – Alain Baldacci
Alain Baldacci é sócio e presidente do Parque Aquático Wet’n Wild, em São Paulo. Orgulhosamente, foi primeiro brasileiro a ocupar o cargo de presidente na maior associação de parques aquáticos do mundo: a Associação Internacional de Parques e Atrações de Diversões, que representa mais de 6 mil empreendimentos em mais de 100 países ao redor do globo.
Alain foi, ainda, fundador e presidente das duas associações de Parques Temáticos e de Diversões do Brasil – o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e da Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil (Adibra) -. Ele participou da implantação de projetos como o Fórmula S com Ayrton Senna, do Parque do Gugu, privatização do Parque Nacional das Cataratas, Complexo Sauipe e visitação Turística de Itaipu.
1. Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no Wet n Wild?
Ficar 18 meses totalmente fechado e sem qualquer tipo de receita na pandemia de 2020/21, e, ainda assim, manter a empresa viva e todos os mais de 300 empregos que geramos na nossa operação.
2. Tem filhos?
Sim. 3, uma primeira filha e dois filhos, grandes alegrias da minha vida.
3. Qual o seu Hobby?
Curtir os netos.
4. Restaurante favorito?
Vicolo Nostro – no Brooklyn, em SP.
5. Culinária favorita?
Do Mediterrâneo – sul da França.
6. Prato que traz boas memórias?
Frango assado, batatas fritas e macarronada da Mama. Muitas saudades.
7. Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
Whiplash – mostra que uma pessoa determinada pode exceder seus próprios limites, mesmo sob muita pressão e fatores adversos.
8. Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
Voo Noturmo de Saint Exupéry. A visão noturna que ele como aviador, descreve ao sobrevoar em noites escuras, cidades iluminadas na Europa e no continente africano, despertou em mim o espírito de aventura e gosto pela aviação que tenho até hoje.
9. Banda/cantor(a) favorito(a)?
Beatles.
10. Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Sam Smith.
11. Série preferida?
Velvet Collection.
12. Rede social favorita?
Não sou muito de redes sociais, mas se for para cotar uma, é o Instagram.
13. Destino favorito no Brasil?
Difícil resposta: são muitos, mas posso dizer que os “Lençóis Maranhenses” são belíssimos.
14. Destino favorito no mundo?
Provence, no sul da França.
15. Maior conquista profissional?
Conseguir reverter a quase falência do Parque Aquático a partir de 2007.
16. Algo que te orgulha?
Ter sido o primeiro brasileiro a alcançar o cargo de Presidente da maior Associação Mundial de Parques Temáticos e Atrações Turísticas- a IAAPA, com sede em Orlando nos Estados Unidos e que congrega perto de 5600 associados em 102 países entre ícones como Disney, Universal e outros.
17. Personalidade que admira do setor em que você atua?
George Millay, o gênio inventor do Sea World e dos modernos Parques Aquáticos criando o Wet’n Wild em 1977. Já faleceu mas carrego seus ensinamentos até hoje.
18. Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Antônio Ermírio de Moraes, infelizmente também já falecido.
19. O que ninguém imagina sobre você?
Que eu me formei engenheiro civil com 22 anos incompletos e aos 27 já era Engenheiro Chefe de obras internacionais no Iraque e prospecção de negócios nos Emirados Árabes.
20. Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Me dedicar mais a ações sociais.
21. Qualidade pessoal que se orgulha?
Resiliência e Perseverança.
22. Uma frase que te inspira?
Vou repetir a de um outro grande ídolo meu, Walter Elias Disney, o Walt Disney: “Eu prefiro o impossível, porque lá tem menos concorrência”
23. O que você mais gosta na visão e estrutura funcional da Wet n Wild?
Aprendi com os melhores do mundo este negócio de Parques Temáticos, Aquáticos e Atrações Turísticas: como visão, o Wet’n Wild oferece com segurança, experiências sensoriais inesquecíveis e gratificantes e que são compartilhadas com familiares e amigos. Estrutura: o Wet’n Wild, na minha opinião, é um dos Parques Aquáticos mais bem concebidos do mundo, pois tem grande eficiência operacional a um custo mais baixo do que outros modelos, o que é muito importante para investidores e empreendedores e ainda assim é muito atrativo pois é composto por um inteligente mix de atrações de alta qualidade que atendem todas as faixas etárias.
24. Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Não se guie só pelo dinheiro, tenha uma vida honesta, com bons propósitos e sonhe alto. Em seguida vá atrás dos seus sonhos e não desista nunca. Trabalhe com entusiasmo, seja determinado, persistente e resiliente em busca dos seus sonhos que o seu percurso será muito gratificante e sua realização profissional e pessoal estará garantida.
25. Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
“Dificuldades
preparam pessoas
comuns para destinos
extraordinários”.
C. S. Lewis
Na montanha russa da vida, todos nós sem exceção, temos altos e baixos. É bom sabermos que quando estamos no alto, não somos os melhores e sim aqueles que estão temporariamente no topo. E quando estamos na baixa, é importante saber que não estamos sozinhos. Eu tive a grande benção de acreditar muito em Deus e compreender que quando estamos passando por muitas dificuldades, estamos numa “sala de espera” onde Êle está nos moldando para um futuro ainda melhor. Sem FÉ, talvez possamos chegar à algumas vitórias terrenas mas não conseguiremos superar as derrotas da alma. Acredite em Deus, nosso guia em todos os momentos, nos bons pela graça e nos maus pela misericórdia.