Perfil
Perfil #41 – Ricardo Campelo
Ricardo Campelo é Sócio-fundador do escritório Brotto Campelo Advogados. Fundador e Membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), Conselheiro Jurídico do Sinduscon-SP e Diretor Jurídico da Ademi-PR, ele também é Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-PR. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná com Pós-graduação em Direito Empresarial Tributário pela PUC-PR e Legal Law Master pelo IBMEC.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no Brotto Campelo Advogados?
O mercado jurídico é bastante concorrido, com muitos escritórios competentes oferecendo serviços. Conseguir destaque para se diferenciar, seguindo fiel aos seus valores e às suas características, é bastante desafiador. Por isso, é necessário estar sempre pensando de maneira estratégica, buscando atualização e se reinventando, para seguir evoluindo e obtendo resultados sempre melhores.
Tem filhos?
Três: duas meninas e um menino.
Qual o seu Hobby?
Atualmente, futevôlei.
Restaurante favorito?
Churrascaria Fogo Forte, em Curitiba/PR.
Culinária favorita?
Indiana.
Prato que traz boas memórias?
Um bife à milanesa com arroz e fritas traz lembranças boas da infância.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Um drama com muitas camadas, para ser assistido várias vezes.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
Sapiens, de Yoval Noah Harari, é um livro incrível. O livro todo é uma lição fundamental sobre a formação da humanidade, e permite compreender nosso funcionamento em diversos aspectos.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
Iron Maiden.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Gojira.
Série preferida?
Breaking Bad (e o spin-off, Better Call Saul).
Rede social favorita?
Twitter.
Destino favorito no Brasil?
Morro de São Paulo, na Bahia.
Destino favorito no mundo?
Salar de Uyuni, na Bolívia.
Maior conquista profissional?
O escritório Brotto Campelo Advogados é a minha maior conquista. Tenho uma sócia que compartilha dos meus valores e ambições, e juntos montamos uma banca que valoriza as pessoas, atua de forma inovadora, com foco em resultados e na satisfação do cliente. Atuar dessa forma, e fazendo o que eu amo, é uma conquista por si só, e é a base para alcançar outras conquistas. Preciso citar também minha participação na fundação do Ibradim, cujo Conselho de Administração integro com muita honra.
Algo que te orgulha?
Ser um pai presente e dedicado.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
Marcelo Terra, Melhim Chalhub e Carlos del Mar.
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Steve Jobs.
O que ninguém imagina sobre você?
Gosto muito de fotografia (quem me segue no Instagram já sabe dessa).
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Tocar violão.
Qualidade pessoal que se orgulha?
Adaptabilidade.
Uma frase que te inspira?
“Quanto mais você sabe quem você é, e o que você quer, menos você deixa as coisas te aborrecerem”. Do filme Encontros e Desencontros.
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do Brotto Campelo Advogados?
Ser um escritório de vanguarda, despreocupado com formalismos, aparências e outros valores que já não identificam a advocacia de resultado a que nos propomos. Com foco no cliente, o escritório atua de maneira prática e assertiva, apostando na horizontalidade e informalidade no trato com o cliente, de maneira a oferecer um serviço de excelência. Com um ambiente integrativo, acreditamos na valorização e qualificação do nosso time como diferencial que nos proporciona crescimento constante.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Tenha foco. Vale a pena se dedicar a entender bem o melhor caminho a seguir, e deixar de lado aquilo que não interessa para esta jornada.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Steve Jobs dizia que não importa ser o homem mais rico do cemitério, o que vale a pena é ir para a cama à noite dizendo que fizemos algo maravilhoso. Acredito muito nisso: o que vale na vida são as ações, as realizações, as vivências. E busco seguir essa máxima no meu dia a dia.