Perfil
Perfil #40 – Flávia Paulo Oliveira
Advogada com ampla experiência no departamento jurídico corporativo, especialmente na área imobiliária, tanto no âmbito consultivo quanto no contencioso, Flávia Paulo Oliveira é Sócia Fundadora do Paulo Moraes Advocacia. Pós-graduada em Direito Público, atualmente também cursa bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Tocantins.
Membro das Comissões de Inovação & Tecnologia e de Negócios Imobiliários do IBRADIM, o Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, Flávia tem como hobby na advocacia, as áreas do terceiro setor, tenho desenvolvido trabalhos com algumas empresas desse segmento, tais como sociedades civis sem fins lucrativos, ONGs e Organizações Sociais.
Um grande destaque foi a fundação do capítulo Legal Hackers Palmas. “O Legal Hackers nasceu em 2011 nos Estados Unidos como resultado de um movimento de juristas, empresários e especialistas na área da tecnologia da informação (T.I.) contra algumas propostas legislativas que estavam em tramitação no Congresso norte-americano e ameaçavam a liberdade na Internet”, explica. Fundado em Palmas no ano de 2019, a organização realizaeventos para construir soluções tecnológicas e aprimorar o acesso à justiça, além de estimular debates sobre o futuro do Direito.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no escritório Paulo Moraes?
A advocacia imobiliária no Tocantins era muito vista como advocacia para o setor de imobiliárias e não para o setor imobiliário. Eu tive que trazer o conceito de Direito Imobiliário para que só depois os clientes pudessem entender do que se trata a advocacia imobiliarista.
Tem filhos?
Não.
Qual o seu Hobby?
Viajar, me recarrega as energias.
Restaurante favorito?
Risoteria Santo Cerrado, em Alto Paraíso, Goiás.
Culinária favorita?
Nordestina.
Prato que traz boas memórias?
Café com pão francês.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
Alice no Pais das Maravilhas, eu o li aos 9 anos, um livro de 4 de Julho de 1865 escrito por Charles Lutwidge Dodgson (pseud. Lewis Carroll). A maior lição que sempre levo comigo desde então é sobre sermos curiosos. Alice só descobre o País das Maravilhas após seguir o Coelho Branco, que passa apressado por ela na floresta. A garota, então, avista a toca em que o estranho coelho atrasado se enfia depois de tanta pressa — curiosa e sem pensar nas consequências, Alice entra logo após ele e acaba descobrindo um mundo de sonhos, magia e algumas estranhezas pelo caminho. O livro ainda nos faz pensar, além das descobertas, o mundo de sonhos que jamais devemos deixar para trás. Não deixar que nossos medos — reais ou não — e inseguranças se sobreponham aos nossos sonhos é uma reflexão importante em qualquer fase da vida.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
Sou bem eclética com música, mas gosto muito de Pink Floyd, Papa Roach e Chico Buarque.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Chico Buarque, Músicas de meditação, yoga.
Série preferida?
Suits, Law and Order e Vikings.
Rede social favorita?
Não gosto de redes sociais por incrível que isso possa parecer.
Destino favorito no Brasil?
Chapada dos Veadeiros .
Destino favorito no mundo?
Oslo, na Noruega.
Maior conquista profissional?
Não tenho uma conquista específica, acredito que a soma de todas as pequenas conquistas estão me levando para algo maior, acredito muito na sinergia das coisas que estão acontecendo.
Algo que te orgulha?
Minha independência profissional e o Paulo Moraes Advocacia.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
Olivar Vitale, Presidente do IBRADIM, e André Abelha, Vice Presidente do IBRADIM. Eles estão revolucionando todas as bases e conceitos do velho direito imobiliário brasileiro e conseguindo adaptar essa área do direito à revolução 4.0 que está ocorrendo na advocacia.
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Se tratando de negócios jurídicos, eu admiro o escritório Pinheiro Neto, escritório de advocacia que desenvolve trabalhos nacionais e internacionais fantásticos com muita inovação e tecnologia e que com certeza é um grande exemplo para minha advocacia;
No universo político, eu admiro Kamala Harris, Vice-presidenta dos Estados Unidos. Kamala Devi Harris é uma advogada e que exibe um histórico de primeiras vezes difícil de ser batido.
No universo econômico, Satoshi Nakamoto. Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou pessoas que criaram a moeda virtual bitcoin. Como parte da implementação, Nakamoto também desenvolveu o primeiro banco de dados de blockchain. Muitos são os que não gostam sequer de falar no seu nome, mas eu admiro muito toda a ideia por trás do que eu chamo de grande ideia do século: a blockchain.
O que ninguém imagina sobre você?
“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar.” William Shakespeare
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Estou cursando bacharelado em ciências da computação, com o objetivo específico de desenvolver meu raciocínio lógico e poder programacional.
Qualidade pessoal que se orgulha?
Digamos que eu seja: DETERMINADA.
Uma frase que te inspira?
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.” (Martin Luther King)
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do escritório Paulo Moraes?
Temos criado uma estratégia assertiva, e desenvolvido o processo de imersão que é capaz de entender a necessidade dos clientes, entregar uma solução personalizada me deixa muito feliz. Estamos dedicados a entender toda estrutura organizacional e a forma de trabalho do cliente, passando pelo entendimento dos produtos, serviços, mercado em que está inserido e como se relaciona com prestadores, stakeholders e consumidores. Consolidando ainda mais nossa expertise em tecnologia e inovação, o escritório conta com todo o elenco especializado em Direito Digital da Ana Carolina Moraes, que tem mais de 10 anos de experiência na área de análise de dados.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Não duvide de você, pois tudo de bom que desejares com todo o teu coração, irá acontecer.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Je connais mes limites. C’est pourquoi je vais au-delà – Serge Gainsbourg (Eu conheço meus limites. É por isso que eu os ultrapasso).