Perfil
Perfil #35 – Adalberto Santos
Com mais de 32 anos de atuação na área corporativa, Adalberto Santos foi CEO da Quality Serviços de Segurança durante 10 anos, até fundar a Sigmacon Consultoria em Segurança – cuja especialidade é a área de condomínios horizontais de alto padrão e condomínios logísticos. Produziu projetos de segurança para mais de 120 Alphavilles em todo o Brasil, tendo participado, também, do projeto de segurança da Embaixada e consulados dos Estados unidos no país.
É Administrador de empresas por formação, Pós Graduado em GPE (Gestão de Processos Empresariais em Qualidade) pela (UNICAMP) Universidade Estadual de Campinas e Pós Graduado em MBS (Master Business Security). É Consultor em Segurança pela Mena International Group, Inc. (Miami, Florida, USA), Consultor convidado pela Vance International (Washington, D.C, USA) no estudo de avaliação de Segurança Patrimonial dos Consulados e Embaixada dos Estados Unidos no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília), tem MBA em Segurança Corporativa pela Fundação Alvares Penteado, é Gestor em Segurança Empresarial Internacional pela Universidad Pontifícia Comillas de Madrid (Espanha), ASE-Analista em Segurança Empresarial pela ABSEG/Associação dos ex-alunos da Escola Superior de Guerra, e Analista Criminal pela CRISP/ UFMG, entre outras especializações e atribuições.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando na Sigmacon?
A segurança é uma ciência multidisciplinar e extremante dinâmica; a verdade de hoje pode não ser mais verdade amanhã. A constante busca de conhecimento e novas práticas, nos desafia todos os dias e é justamente isso que a torna apaixonante.
Tem filhos?
Sim. Tenho uma filha, mas tenho um filho e outras duas filhas de consideração e 2 netos.
Qual o seu Hobby?
Sem sombra de dúvidas o motociclismo.
Restaurante favorito?
Restaurante Camarões na cidade de Natal-RN.
Culinária favorita?
Frutos do mar, da sardinha à lagosta.
Prato que traz boas memórias?
Filé de polvo à lagareira.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo?
Falcão Negro em perigo. Mostra o quanto planejar é fundamental, não para que necessariamente as coisas deem certo, mas para que deem o menos errado possível.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
Na verdade são dois: A arte da guerra, de Sun Tzu e a Bíblia – todos os dois nos ensinam valores e princípios fundamentais.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
Led Zeppelin.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
The Lumineers.
Série preferida?
Knightfall, da Netflix.
Rede social favorita?
Nenhuma em especial.
Destino favorito no Brasil?
Nordeste.
Destino favorito no mundo?
Portugal.
Maior conquista profissional?
Ter participado do projeto de segurança da Vila Olímpica, no Brasil.
Algo que te orgulha?
Minha esposa.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
Coronel Diógenes Lucca (ex-comandante do Gate da Polícia militar do Estado de São Paulo).
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Dr. Nuno Lopes – ex-sócio do Dr. Renato Albuquerque, na Alphaville Urbanismo, e atual sócio do Dr. Renato Albuquerque, na Artesano Urbanismo.
O que ninguém imagina sobre você?
Fui seminarista da ordem franciscana.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Amo minha profissão, quero saber e conhecer mais sobre ela. Na profissão que escolhi não existem mestres, somente eternos aprendizes.
Qualidade pessoal que se orgulha?
Persistência e resiliência.
Uma frase que te inspira?
A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica (Blaise Pascal).
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional da Sigmacon?
Exatamente na coerência do nome; sigma significa somatória, e aqui somos a somatória de conhecimentos, ninguém sabe tudo e as melhores partes formam o todo.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Com todos os ônus, seja exatamente quem eu fui.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Imponha limites; amor sem limites é irresponsabilidade, limites sem amor é crueldade, amor com limites é responsabilidade.