Perfil
Perfil 119 – Thiago Amin

Thiago Carneiro Amin é mestre em arquitetura e urbanismo e sócio do escritório Alameda Urbanismo, além de professor universitário e membro da ONG Haja, de locação habitacional social. Fora do trabalho, é um leitor assíduo de ficção à filosofia, músico e apreciador de comida árabe.
Conheça mais sobre essas e outras características de Thiago Carneiro Amin na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Graduação e mestrado em Arquitetura e Urbanismo, especialização em Administração de Empresas. Sou sócio-fundador e diretor de projetos.
2. Tem filhos?
Dois meninos.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Sou músico, já toquei em bandas na juventude. Leio ficção regularmente, e atuo em projetos sociais como voluntário, sendo também membro do conselho administrativo de uma ONG voltada a desenvolver projetos habitacionais de locação social sem fins lucrativos.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Tenho ascendência libanesa, e herdei da família o gosto por comida árabe.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Durante a faculdade, fiz intercâmbio na cidade de Sevilha, Espanha. A cidade é linda e culturalmente muito rica, sendo um ponto de confluência de muitas culturas diversas no passado.
6. E no Brasil?
Sul de Minas, em especial a região da Serra da Mantiqueira. Paisagens lindas, gente do bem e hospitaleira.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Durante a pandemia, me tornei um leitor assíduo dos livros do filósofo indiano Jiddu Krishnamurti, que no início do século XX, escrevia sobre a importância da mente atenta à realidade e ao “agora”, desprendida dos traumas e amarras do passado. Com certeza moldou e continua influenciando meus pensamentos e ações.
8. Rede social que mais interage?
Instagram e Linkedin.
9. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Acredito que a realidade se impõe. No passado, era muito mais difícil separar as coisas, mas fui entendendo (a duras penas) que é muito importante descansar, desconectar periodicamente, e que o ócio, os pequenos prazeres, a vida em família, tudo isso é muito importante para manter-se vivo e feliz.
10. Qual foi o seu maior desafio?
Acredito que tenha sido equilibrar (dentro do possível) um período de alguns anos, ao redor de 2013. Nesse período, minha empresa estava crescendo, com muitos projetos em todo o Brasil, e ao mesmo tempo eu estava começando uma carreira como professor universitário, no curso de arquitetura da Puc-Campinas. Junto a essas duas frentes, meus filhos nasceram um após o outro, tudo isso ao mesmo tempo. Foi um período de muitas responsabilidades e trabalho, e em alguns momentos achei que não daria conta. Passado todo esse tempo, vejo que, com todas as perdas e ganhos, desenvolvi resiliência e aprendi a valorizar o que realmente importa.
11. Qual foi sua maior realização até agora?
Ver o crescimento dos meus filhos, que hoje já estão com 8 e 10 anos, e ser um pai presente e cuidadoso. Junto a isso, comemorar o aniversário de 15 anos da Alameda Urbanismo e Arquitetura, com quase 500 contratos realizados em todo o Brasil, com muitos projetos construídos que me enchem de orgulho.
12. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Consolidar a Alameda como um dos maiores escritórios de desenho urbano do país, promovendo projetos cada vez melhores, formando pessoas para um mercado ético e responsável.
13. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Acredito que é necessário dividir responsabilidades e reconhecimentos. Construir juntos conhecimento, que não deve ser de forma alguma tratado como um segredo a ser protegido. Entendo que uma das funções da Alameda é formar profissionais que possam atuar de maneira ética, e com o conhecimento técnico necessário para contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras.
14. Quais são os seus principais valores e princípios?
Ética, responsabilidade, entender a lógica e a necessidade do nosso cliente, e conciliar todas as camadas e demandas em um projeto eficaz e comprometido com a qualidade urbanística.
15. Personalidade(s) que admira no mundo dos negócios?
Richard Branson, CEO do Virgin Group, com sua gestão que prioriza os funcionários. É dele a frase “Cuide bem dos seus funcionários, que eles cuidarão bem dos seus clientes”. Para mim, é uma verdade absoluta.
16. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Como dizia o grande mestre arquiteto Oscar Niemeyer: “A vida é um sopro”. Ela passa rápido, e precisamos ficar atentos para usar bem o nosso tempo.