Perfil
Perfil 116 – Manoela Machado

Manoela Machado é pernambucana, urbanista e arquiteta com larga experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, urbanismo e planejamento. Desenvolveu parte de sua carreira em Barcelona, mas voltou ao Brasil e em 2016 fundou a Natureza Urbana. Encantada pelo planejamento, Manoela tem como norte encontrar a harmonia do trabalho com a vida pessoal.
Conheça mais sobre essas e outras características de Manoela Machado na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Sou arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, com intercâmbio na Universidade Politécnica de Milão e estudos avançados na Universidade Politécnica da Catalunha. Natureza Urbana compartilho a gestão da empresa junto com meu sócio Pedro Lira, e também coordeno projetos no Brasil e exterior.
2. Tem filhos?
Sim, são meus melhores projetos.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Gosto muito de viajar a lazer ou trabalho, conhecer novos lugares, novas culturas, me encanto sempre com o novo, mas também amo voltar a lugares especiais que me conectam à natureza. Sobre hobbies, não sei se é mania, hábito ou hobbie mesmo, gosto muito de organizar e planejar, seja um ambiente, uma gaveta ou um lugar, me traz tranquilidade estar com tudo em harmonia.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Pipoca e sorvete, amo comer em todos os momentos. Mas vamos falar sério, apesar de não ser muito gulosa, estou sempre com fome e gosto de todo tipo de comida de sarapatel a Ratatouille.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
Cidade como exemplo de urbanismo sem dúvidas para mim é Barcelona, morei lá durante 5 anos e aprendi muito no dia a dia, percorrendo e vivenciando excelentes exemplos de espaços públicos.
6. E no Brasil?
Alguns parques nacionais são indispensáveis pelas experiências únicas na natureza, como Iguaçu, Lençóis Maranhenses, Anavilhanas, Fernando de Noronha, entre tantos. Cada parque, cada visita aporta percepções incríveis para a vida.
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Filmes que me instigam a pensar, livros que me preenchem, me ensinam novos olhares e músicas de todos os ritmos, que me façam dançar ou relaxar.
8. Rede social que mais interage?
Brinco com isso pelo papel complexo que as redes têm atualmente nas nossas vidas, a rede que mais uso é o Instragão, vulgo Instagram.
9. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
Separando bem o tempo da vida profissional, a vida pessoal estará sempre me acompanhando, é meu norte.
10. Qual foi o seu maior desafio?
Amo desafios, acho que tenho sorte. Parece difícil, mas gosto dos desafios que já apareceram na minha vida pessoal e profissional.
Um grande desafio na vida profissional foi começar a atuar no Brasil em projetos de escalas territoriais e coordenar grandes equipes multidisciplinares.
11. Qual foi sua maior realização até agora?
Meus filhos, meu marido, a família que formamos. E profissionalmente a Natureza Urbana, empresa que construímos com muita dedicação e que tem crescido de forma muito estruturada.
12. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Deixar um legado em harmonia onde atuamos. Ou seja, a transformação dos lugares em benefício das pessoas que serão impactadas e o meio ambiente que está inserido o projeto, de forma a gerar um impacto regenerativo.
13. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Ensinando e aprendendo com todos.
14. Quais são os seus principais valores e princípios?
Honestidade, eficiência e criatividade.
15. Personalidade(s) que admira no mundo dos negócios?
Trazendo a resposta para uma visão urbanística, admiro muito o Jan Gehl.
16. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Paz e amor sempre.