Perfil
Perfil 112 – Diana Nacur

Diana Nacur é advogada, especialista em direito imobiliário, com conhecimento em questões multidisciplinares da aquisição, gestão e sucessão patrimonial. Mineira, fora do mundo dos negócios, Diana aprecia conversas cotidianas na fazenda e no interior onde cresceu.
Conheça mais sobre essas e outras características de Diana Nacur na entrevista ping-pong a seguir:
1. Qual sua formação?
Advogada. Sou sócia fundadora do Nacur Advogados e, atualmente, sou presidente da Comissão de loteamento e comunidades planejadas do IBRADIM e Conselheira nos Conselhos Jurídicos do Sinduscon-MG e e CBIC e no Conselho de Administração do IBRADIM.
2. Tem filhos?
Sim. Três que estão comigo, no meu colo, e um que vive no meu coração desde que se tornou um anjo.
3. Quais são seus interesses e hobbies?
Família, meus filhos, desenvolvimento humano e universo imobiliário. Ler, estudar e dedicar meu tempo ao potencial ilimitado desses contextos são meus verdadeiros hobbies.
4. Qual é o seu prato, restaurante ou culinária favorita?
Acho que é mais fácil dizer o que não aprecio: quiabo, galinha caipira, vaca atolada e canjiquinha. Sou mineira, mas fui criada em uma cidade próxima à Bahia – uma autêntica mistura de queijo com farinha. A verdade é que sou apaixonada por uma boa culinária, sobretudo pelos sabores autênticos dos pratos caseiros. E, se pudesse resgatar e eternizar um sabor, escolheria a mjadra e a canjica da casa da minha avó materna.
5. Um destino, cidade ou país que é indispensável para conhecer? Por quê?
O lugar das origens familiares, seja qual for. Resgatar as referências locais e culturais da nossa origem é uma verdadeira imersão, revelando novas perspectivas sobre quem somos e podemos ser. Mas também destaco o Atacama, um lugar surpreendente!
6. E no Brasil?
Gosto de mergulhar na diversidade cultural, por isso, viagens marcadas por autenticidade e história sempre me encantam. Citaria Belém, sem deixar de mencionar o cenário apaziguador de Corumbau (BA).
7. Quais são os livros, filmes, músicas ou recursos que te inspiram?
Gosto de explorar diferentes formas de inspiração, extraindo aprendizados de tudo o que desperta minha atenção. Meus recursos são diversos: vão desde conversas com funcionários na fazenda e uma prosa despretensiosa com as senhoras da cidade onde fui criada, passando por filmes infantis que assisto com meus filhos (Encanto e Divertidamente), até livros como Justiça (Michael Sandel), Psicologia Financeira (Morgan Housel), Essencialismo (Greg McKeown), a biografia de Steve Jobs e conteúdos de Clóvis de Barros. Além disso, também me inspiro em reflexões que extraio de séries como Mad Men e SuperMães, e de filmes como O Poderoso Chefão e O Gângster. E certamente muitos outros que, no momento, não me recordo.
8. Rede social que mais interage?
LinkedIn e Instagram.
9. Como você equilibra sua vida profissional e pessoal?
E tem como equilibrar?
10. Qual foi o seu maior desafio?
Superar os lutos pela perda da minha mãe, da minha avó e do meu filho.
11. Qual foi sua maior realização até agora?
Minha família. Meus filhos!
12. Qual é o seu maior objetivo profissional?
Meu maior objetivo profissional é fazer a diferença e agregar valor à vida e aos negócios dos meus clientes, assim como às instituições em que atuo, estimulando uma visão sistêmica, propositiva e resolutiva. Além disso, desejo que meu trabalho seja um meio de inspiração e realização do meu projeto familiar.
13. Como você promove o desenvolvimento profissional e a liderança entre os membros de sua equipe?
Promovo o desenvolvimento da equipe investindo em capacitação, com cursos que vão além do universo jurídico, e incentivando reflexões em reuniões voltadas à troca de ideias e à análise de desafios individuais, coletivos e profissionais. Confio em cada um, oferecendo liberdade na jornada e na forma de atuar, mas sempre com a expectativa de agirem com responsabilidade e autonomia. E, acima de tudo, prezo pela coerência, integridade e transparência nas minhas orientações, pois acredito que esses valores fortalecem a confiança e o engajamento recíprocos.
14. Quais são os seus principais valores e princípios?
Ética, excelência técnica e valorização do ser humano.
15. Personalidade(s) que admira no mundo dos negócios?
Meus avós.
16. Deixe aqui a sua mensagem para o mundo. Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e/ou adotou como lema de vida.
Como minha mãe sempre me ensinou: “É na queda do rio que ele ganha força”. E como dizia minha avó: “Estude. Conhecimento não ocupa espaço e ninguém pode tirá-lo de você”.