Perfil
Perfil #32 – Rony Stefano
CEO da Sanctuary Venture Studios, empresa que controla e investe em diversas empresas como Vivakey, Magikey e Vivapp, Rony Stefano é Presidente do Conselho da Xtay Tecnologia e Diretor Financeiro da ADIT Brasil.
Antes de iniciar a Sanctuary Venture Studios teve passagens por grandes Grupos como ArcelorMittal, Family Office da Familia Mittal, BBVA e Deutsche Bank, onde acumulou posições executivas. Foi Conselheiro executivo da ESCADA AG (moda – alto luxo) e London Mining UK (Mineração). É um empreendedor, entusiasta e investidor em novas tecnologias.
Estruturou e executou mais de USD16bn de transações de fusões e aquisições, é o criador do termo Techospitality e tem extensa bibliografia pública a respeito de tecnologia e valuation de startups.
Foi parte do time vencedor com melhor relações com investidores do mundo no setor de siderurgia e mineração, além de ter sido várias vezes ranqueado entre os melhores analistas de ações do Brasil. Pelas empresas que fundou, já recebeu prêmios do Secovi, das Nações Unidas e do Ministério do Turismo.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando na Sanctuary?
Empreender no Brasil é realmente uma arte. Impostos elevadíssimos, legislações sem sentido, falta de qualificação do mercado de trabalho, etc. Mas todos os desafios são oportunidades. E empreendedor que é empreendedor, é resiliente e continua lutando todos os dias.
Tem filhos?
Sou um pai muito orgulhoso de duas lindas e inteligentes meninas, Isabella, de 10 anos, e Gabriella, de 7 anos.
Qual o seu Hobby?
Música. E sou colecionador de itens, como discos de ouro de minha banda preferida, The Cult.
Restaurante favorito?
Din Tai Fung sem dúvida. Pena que o mais próximo fica do outro lado do oceano.
Culinária favorita?
Asiática, fusion food
Prato que traz boas memórias?
O strogonoff especial da mamãe e Cepelinai (prato típico Lituano) que minha sogra prepara quando vamos visitá-la na Europa.
Um filme que marcou sua vida?
O “Groundhog Day”, Dia da Marmota, com Bill Murray. E por qual motivo? Além de ser hilário, demonstra que com obstinação, dedicação e trabalho duro, podemos conseguir tudo. Nunca desistir! Também não posso esquecer do documentário “Happy” que de forma muito prática e didática explica o que faz os seres humanos felizes. Ou não.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura?
O livro sobre a aquisição da Mittal sobre a Arcelor, intitulado “Cold Steel”, pois participei absolutamente de todos os eventos como profissional de ambas as empresas e do Family Office do Sr. Mittal, que admiro muito. E como lição: o vencedor é que conta a história…. Também não posso deixar de incluir o livro de meu sócio Professor e grande inspirador, Horacio Falcão, “Value Negotiation”. E livros sobre teoria dos jogos como “Thinking strategically” (ou o título recente “The art of strategy”), de Avinash K. Dixit e Barry J. Nalebuff. São de cabeceira.
Banda/cantor(a) favorito(a)?
The Cult, mas com menções honrosas para The Who. Também adoro Marillion, Echo and the Bunnymen e Angels and Airwaves.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente?
Collective Soul. Os dois últimos discos são fantásticos.
Série preferida?
Billions – que está totalmente relacionada aos livros citados acima.
Rede social favorita?
Facebook, pois como estudei e passei muito tempo fora do país, me dá a chance de manter contato com todos os amigos que fiz ao longo da vida.
Destino favorito no Brasil?
Pergunta impossível de ser respondida, pois cada canto desse país tem seu charme, sua comida e suas paisagens maravilhosas. Mas, sem sombra de dúvida, o litoral entre São Paulo e o Rio de Janeiro é o lugar mais belo do mundo. De Ubatuba com suas mais de 100 praias, passando pela histórica Paraty e as Ilhas de Angra.
Destino favorito no mundo?
Urbano: Londres – o local mais dinâmico do mundo que tive a honra de morar muitos anos.
Férias: Ilha de Sifnos, na Grécia, uma combinação única de praia com cultura e história. Menção honrosa a Singapura, onde fiz meu MBA e tenho muitos amigos e é sem dúvida o local mais desenvolvido que habitei.
Maior conquista profissional?
Prêmios dados por juris e terceiros sempre nos envaidecem e graças a Deus conseguimos ganhar vários até hoje. Mas realmente as últimas conquistas são sempre as mais importantes. Termos sobrevivido e crescido durante a pandemia, aumentando linhas de negócios e conquistado clientes além de termos mantidos empregos, atualmente são nossas maiores conquistas.
Algo que te orgulha?
Criar empregos e, quando possível, influenciar positivamente a vida das pessoas. Diretamente ou por meio de nossas empresas.
Personalidade que admira do setor em que você atua?
Me julgo um empreendedor e o que mais admiro é Lee Kuan Yew, por transformar e melhorar a vida de vários milhões de pessoas com sua visão e liderança em Singapura. Sua obra pode ser conhecida através do livro From Third World to First: 1965-2000: Memoirs of Lee Kuan Yew
Personalidade que admira do mundo dos negócios?
Lakshimi Mittal. Tive a honra de trabalhar com ele e sua família por muitos anos. É um líder inspirador.
O que ninguém imagina sobre você?
Que vou a todos os shows de heavy metal que posso…
Habilidade que deseja desenvolver no futuro?
Paciência…
Qualidade pessoal que se orgulha?
Trabalho duro e obstinação.
Uma frase que te inspira?
Nada é impossível!
E ou: o mundo dá voltas.
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional da Sanctuary?
Aprendi a realmente delegar, então admiro como meus sócios e os executivos da empresa conseguem rapidamente solucionar problemas, assim continuaremos crescendo e evoluindo.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem?
Tome ainda mais riscos, vai dar certo!
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida.
Nada é impossível.