Perfil
Perfil #15 – Diogo Canteras
Diogo Canteras é sócio-diretor da HotelInvest. Engenheiro Eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, tem especialização em Administração de Empresas pela FGV, e pós-graduação em Gestão de Projetos.”Foi, inclusive, essa especialização que me levou a entrar na Rede de Hotéis Caesar Park, para trabalhar para a Sra. ChiekoAoki”, conta Canteras. Após essa primeira experiência, ele começou a atuar na gestão de um projeto turístico-imobiliário do Grupo Aoki: o A Quinta da Penha Longa, em Sintra, Portugal. “Atualmente temos um Hotel Ritz Carlton e um dos melhores campos de golfe da Europa.”
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no Hotel Invest? Temos tido muitos desafios na HotelInvest desde a sua fundação, em Maio de 1.999, mas realmente eu acho que a pandemia atual é o maior deles.
Tem filhos? Não, fui casado mas não tive filhos.
Qual o seu Hobby? Eu luto jiu-jitsu há 40 anos. Sou faixa preta 3o grau e fui 3 vezes campeão pan-americano em Los Angeles.
Essa foto é de quando eu ganhei a medalha de prata do Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu em Los Angeles, em 2015.
Restaurante favorito? O Parigi, do Rogério Fasano, na Rua Amauri, e o Aya, japonês, na Pedroso de Moraes.
Culinária favorita? A francesa e a japonesa.
Prato que traz boas memórias? O maigret de canard, do Ici (Restaurante francês daqui de São Paulo).
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo? Melhor é Impossível (As good as it gets.) com Jack Nicholson e Helen Hunt. Um poema da vida real, delicioso!
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura? O Leopardo (Il Gato Pardo) do Giuseppe Tomasi di Lampeduza, que me ensinou que temos que mudar tudo se quisermos que tudo fique como está.
Banda/cantor(a) favorito(a)? Neste momento, Jamie Cullum, mas varia de tempos em tempos.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente? Nestes últimos dias um cantor que eu conheci recentemente: Farrell Williams.
Série preferida? Breaking Bad, imbatível. Segunda colocada: Ray Donavan.
Rede social favorita? Uso pouco. O Facebook me lembra os aniversários dos amigos, acho isso ótimo. O Linkedin eu uso profissionalmente.
Destino favorito no Brasil? Rio de Janeiro – o destino completo. Vou para o Rio sempre que consigo.
Destino favorito no mundo? Nova Iorque – também vou para lá na primeira desculpa.
Maior conquista profissional? Sem dúvida, a minha maior conquista profissional foi o Fundo Hotel MaxInvest, que foi estruturado pela Hotel Invest, em 2007, em parceria com o Banco Ourinvest e que hoje é administrado pelo Banco BTG Pactual e continua sendo gerido pela HotelInvest como empresa de consultoria especializada. O fundo Hotel MaxInvest foi por diversos anos o fundo imobiliário mais rentável do Brasil e ganhou o prêmio de fundo mais rentável da InfoMoney em 2019 e o Premio Master Imobiliário do Secovi, em 2018.
Em 2018 o Fundo Imobiliário Hotel MaxInvest ganha o prêmio Master Imobiliário. Na foto, recebendo o prêmio, eu e o Fernando Crestana, do BTG Pactual.
Algo que te orgulha? Tenho um grande orgulho dos meus sócios na HotelInvest, todos são de grande competência, extremamente sérios, respeitados no mercado e craques naquilo que fazem. Faço questão de citá-los pessoalmente: A Marta Amaral, minha sócia desde o início, o Cristiano Vasques, que é uma das principais colunas de sustentação da empresa, A Thais Perfeito, a única Asset Manager certificada pela Hotel Asset Managers Association (HAMA) da América do Sul, e o Pedro Cypriano, que tem desenvolvido diversos estudos para orientar o mercado hoteleiro nacional.
Personalidade que admira do setor em que você atua? Steve Rushmore, fundador da HVS e meu sócio durante mais de dez anos. Foi meu grande mentor. Admiro profundamente a seriedade do Steve e a precisão técnica da sua atuação em investimentos hoteleiros.
Personalidade que admira do mundo dos negócios? Neste momento, o Tim Cook, presidente da Apple, que conseguiu suceder um gênio, o Steve Jobs, e fazer ainda melhor. Impressionante!
O que ninguém imagina sobre você? Torço para que continuem não imaginando.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro? Em teoria eu gostaria de aprender a jogar golfe, mas é pura teoria.
Qualidade pessoal que se orgulha? Modéstia à parte, a capacidade que eu tenho de me cercar de gente boa e competente.
Uma frase que te inspira? Duas: 1. Houston, we have a problem; 2. Carpe Diem.
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do Hotel Invest? A visão da HotelInvest, desde o seu início, é a de ser a melhor empresa de investimentos hoteleiros do mercado, conceituando bem os produtos e gerindo-os com competência. Para fazer isso, o Capital Intelectual, principalmente a sua parcela mais importante, o Capital Humano, são fundamentais. Manter o Capital Humano de alta qualidade em um mercado que oscila como o Brasil é um grande desafio, mas na HotelInvest temos conseguido fazer isso com maestria!
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem? O Steve Rushmore, meu mentor, tem uma aula, que está disponível na internet que se chama: “How to succeed in life without wasting your time”. Eu tenho sugerido que as pessoas assistam esse vídeo. Para quem estiver interessado, o link é este aqui: https://www.hotel-learning-online.com/courses/steve-rushmore-discusses-goal-setting-with-fiu-hotel-school-students. É uma receita de bolo de como ser bem sucedido na vida, vale a pena.
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou Na minha vida de empresário, que começou aos 45 anos, eu aprendi que a grande alegria profissional e o segredo do sucesso de uma empresa é aprender a criar valor. É aprendendo a criar valor que ajudamos os nossos clientes a ganhar dinheiro e, tendo sucesso, ganhar dinheiro com eles: “É do couro que sai a correia”.
Convidamos alguns players do mercado imobiliário para um desafio: definir Diogo Canteras em uma única palavra.
Para Caio Calfat, Presidente da ADIT Brasil: Canteras é Competência.
Para Carlos Alberto Campilongo, Diretor da Praias Construtora : Canteras é Credibilidade.