Perfil
Perfil #13 – João Paulo Pacífico
Empresário e ativista, João Paulo Pacífico fundou, em 2009, o Grupo Gaia – que hoje tem mais de R$ 16 bi em operações financeiras. BCorp reconhecida como Best for The World, tem como principais pilares a felicidade e o impacto socioambiental. Em 2014, Pacífico ampliou o alcance positivo do grupo ao fundar a Gaia+, ONG de educação socioemocional que já impactou mais de 11 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social e professores da rede pública.
Para compartilhar os aprendizados e ideias por um mundo melhor, ele também é palestrante e autor do livro Onda Azul, apresentador dos podcasts Felicidade iLtda e BTalk, colunista de A Tal Felicidade, da revista Veja São Paulo e Top Voice no LinkedIn, com mais de 450.000 seguidores.
Qual foi o maior desafio que você enfrentou/enfrenta atuando no grupo Gaia? Pensar e agir de forma altruísta e compassiva no mercado financeiro, em que grande parte das pessoas são materialistas e egoístas. E lidar com executivos e empresas que pensam (e agem) de forma egoísta (algo comum no mercado financeiro).
Tem filhos? Sim, duas meninas que me tornam uma pessoa melhor.
Qual o seu Hobby? Ler e praticar esportes.
Restaurante favorito? Teva.
Culinária favorita? Vegana.
Prato que traz boas memórias? Rocambole de chocolate.
Um filme que marcou sua vida? E por qual motivo? Forrest Gump. O filme me mostrou que é a ingenuidade e a coragem que nos permitem alçar grandes voos, apesar de toda dificuldade que possamos encontrar.
Livro inesquecível – e maior lição aprendida durante a leitura? Satisfação Garantida, aprendi que o que tem de mais importante em uma empresa são os valores e que vale investir na felicidade dos colaboradores.
Banda/cantor(a) favorito(a)? Harmonia do Samba.
Banda/cantor(a) que mais tem escutado ultimamente? Todas da Disney com minhas filhas.
Série preferida? Lie to me.
Rede social favorita? Instagram.
Destino favorito no Brasil? Praias do Nordeste.
Destino favorito no mundo? Orlando, Flórida.
Maior conquista profissional? Ajudar milhares de crianças e jovens através da ONG Gaia+.
Algo que te orgulha? Minhas filhas.
Personalidade que admira do setor em que você atua? Muhammad Yunus.
Personalidade que admira do mundo dos negócios? Richard Branson.
O que ninguém imagina sobre você? Que curto pagode baiano.
Habilidade que deseja desenvolver no futuro? Aprender a atuar.
Qualidade pessoal que se orgulha? Garra.
Uma frase que te inspira? “A escuridão não pode combater a escuridão; só a luz pode fazer isso. O ódio não pode combater o ódio, só o amor pode fazer isso.” Martin Luther King Jr.
O que você mais gosta na visão e estrutura funcional do grupo Gaia? O desejo genuíno de fazer o bem para as pessoas e para o planeta.
Qual conselho você daria para sua versão mais jovem? Sonhe e faça acontecer. Se afaste de pessoas tóxicas e faça o bem!
Uma reflexão própria que tem guiado sua vida? Pode ser um conselho, uma frase de efeito, algo que você mesmo criou e adotou como lema de vida. “Se não for para fazer as pessoas felizes e o mundo melhor, não faz sentido ter uma empresa”.