Artigos / Matérias
ADIT Brasil lança Manual de Bairros Planejados inédito no país
Prático e direto, o Manual de Bairros Planejados, uma publicação da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil), vem para ser um guia aos desenvolvedores urbanos brasileiros. O conteúdo reúne conceitos, diretrizes, boas práticas, referências nacionais e internacionais que direcionam o leitor sobre como construir cidades para as pessoas.
Os participantes da 12ª edição do COMPLAN foram os primeiros a receber o livro em mãos, onde também assistiram a palestra de lançamento realizada no primeiro dia de programação, apresentada por Felipe Cavalcante, Presidente de Honra da ADIT Brasil e Coordenador Editorial do Manual, e Juliana Marques, responsável pela produção de conteúdo do Manual.
Nesses bairros planejados, o trabalho é feito com foco na qualidade de vida dos moradores, entregando uma comunidade que gera lazer, mobilidade, conexões e que reconfigura os centros urbanos por meio do Novo Urbanismo.
“O Manual de Bairros Planejados nasceu diante do nosso incômodo diante de vários empreendimentos imobiliários que se autodenominam bairros planejados quando, na verdade, não eram. No Brasil e no mundo, não existe uma definição clara do que é um bairro planejado e, até, do que é um bairro. Fizemos diversas pesquisas e reunimos especialistas para consolidar a nossa definição do que é um bairro planejado para a ADIT Brasil. Dentro do livro, trazemos também as principais características desse conceito, assim como pontos urbanísticos que entendemos que são necessários para desenhar cidades para pessoas”, pontua Felipe.
No material, o leitor encontra características e necessidades específicas a serem seguidas e contou com a colaboração de grandes desenvolvedores urbanos. O conteúdo passa pela carta de princípios, princípios urbanísticos, inserção e integração urbana, desenho urbano e governança e zeladoria.
Os projetos deixam de lado o protagonismo de automóveis e a segregação de usos e o espraiamento urbano, destacando a caminhabilidade, uso de transportes alternativos, áreas comuns, mix de tipologias, investimento na zeladoria urbana e governança estruturada.
A concepção do manual se deu através do Conselho Editorial formado por Felipe Cavalcante, Presidente de Honra da ADIT Brasil, Fundador da Matx e Coordenador Editorial do Manual, Fabiano de Marco, Sócio e Cofundador da Idealiza Cidades, Ivo Szterling, Sócio da Vitae Urbanismo, Marcelo Gomes, Diretor da Cidade Pedra Branca, Renê Rocha, Gerente Geral de Desenvolvimento e Operações da Altre, e Juliana Marques, Sócia-Diretora da Validar Engenharia, responsável pela produção de conteúdo do Manual.
A versão digital do Manual de Bairros Planejados está disponível no site da ADIT Brasil e pode ser acessado clicando aqui.
Mais notícias
-
Como a mudança do Brasil no grau de risco da Moody’s impacta o mercado imobiliário e turístico?
-
As estratégias para encantar e fidelizar clientes no setor de hospedagem
-
Como a arquitetura aplica o papel de sustentabilidade e inclusão social em projetos de retrofit
-
Executivos falam sobre como estruturar a operação hoteleira em projetos de multipropriedade