Artigos / Matérias
2ª edição do ADIT Arq reúne projetos das 5 regiões do país e conecta arquitetos e incorporadoras a novos negócios
Seminário aconteceu no último dia 12 de setembro, no Milenium Centro de Convenções | Secovi – SP, em São Paulo.
Com mais de 240 participantes, de 18 estados brasileiros e um dia inteiro de programação, a 2ª edição do ADIT Arq se consolidou como mais uma grande oportunidade de negócio para os players dos mercados imobiliário e turístico, dessa vez diretamente conectados a arquitetos, urbanistas e designers.
Justamente por apostar nesse modelo inovador, que une as duas pontas do negócio imobiliário — incorporadores e arquitetos —, o ADIT Arq conquistou a atenção do público. Para Martín Diaz, presidente-executivo da ADIT Brasil, idealizadora do seminário, essa proposta de evento gera muito mais conexão para ambos os participantes.
“Esse modelo se mostrou bem interessante, porque agrega muito na estratégia do produto junto com as soluções arquitetônicas para o empreendimento”, enfatiza Diaz.
O Coordenador da Comissão de Arquitetura e Urbanismo da ADIT, Kardec Borges, confirma que o formato foi pensado estrategicamente, como uma característica única do evento. E segundo ele, a proposta não apenas funcionou como foi um grande sucesso para os presentes.
“Desde o início, o nosso compromisso enquanto comissão sempre foi destacar os melhores exemplos de parcerias entre incorporadores e arquitetos no palco do evento. É com grande satisfação que podemos afirmar que esse objetivo foi cumprido através dos casos apresentados”, diz Borges.
Palestras e Prêmio Legado ADIT
Além do sucesso a nível de audiência, o ADIT Arq alcançou uma maior projeção com debates extremamente ricos em conteúdo, a partir da pluralidade de projetos e segmentos. Ao todo, foram 12 painéis exibidos ao longo do dia, sendo três palestras com nomes prestigiados no Brasil e no mundo.
Entre eles, Michelle Silva, broker e founder da Casa Florida Group e Rodrigo Milani, partner & business manager da OSPA Group, dividiram o palco com a palestra “Lições do mercado norte-americano – Internacionalização dos escritórios e das incorporadoras”.
Houve ainda a entrega do “Prêmio Legado ADIT – Uma vida que vale a pena ser vivida” para os escritórios aflalo/gasperini arquitetos e Gustavo Penna Arquitetos & Associados, que também foram temas das outras duas palestras do evento.
Para o presidente-executivo da ADIT Brasil, essa interação entre o mercado e os arquitetos tem se mostrado necessária e eficiente para alavancar o setor imobiliário, visto que “a qualidade da arquitetura no Brasil é plural, extremamente reconhecida e é uma forma de diferenciar os produtos frente à concorrência”.
“Os arquitetos, junto com os desenvolvedores, são realmente figuras fundamentais para o desenvolvimento imobiliário e cada vez mais o mercado tem percebido isso e valorizado isso como diferencial do produto, como forma de aumentar o ticket e de posicionar os projetos de uma forma especial”, pontua Diaz.
Borges comenta ainda que a participação de incorporadores de todo o Brasil, ávidos por criar produtos diferenciados e todas as possibilidades de networking com profissionais com interesses e especialidades diversas é um dos pontos fortes do ADIT Arq.
“Um evento como esse consegue unir o melhor da arquitetura brasileira com o que há de melhor no mercado imobiliário. Estamos testemunhando o desenvolvimento de projetos de classe mundial que demonstram ser possível alcançar excelência e singularidade na arquitetura dentro do mercado imobiliário”, declara Borges.
Revisite os cases do ADIT Arq 2023
O seminário teve co-curadoria da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SP), e conseguiu reunir nove projetos das cinco regiões do Brasil,
sendo um da Paraíba, um do Pará, outro de Brasília, um projeto do Paraná, um de Santa Catarina, um de Minas Gerais e três projetos de São Paulo.
Foram apresentados projetos como o Beyond The Club, uma praia artificial na capital paulista. Além da praia para prática de esportes radicais, como surf, o empreendimento vai ter hospedagem, opções de entretenimento, serviço de restaurante, entre outros atrativos.
Também em São Paulo, a Cidade Center Norte, um dos mais importantes complexos de negócios da América Latina, nascida a partir do Shopping Center Norte, em 1984, explanou sua proposta de expansão, que inclui o desenvolvimento de um bairro planejado.
Ainda na cidade de São Paulo, o case Basílio 177, também esteve no palco do ADIT Arq, apresentado como projeto de um retrofit e todos os desafios de uma requalificação que um projeto imobiliário tende a solucionar, ainda mais na maior metrópole da América Latina.
Representando Curitiba, foi explorado o case AGE 360, um edifício de alto padrão com arquitetura extremamente diferenciada, vista 360º da região, e o terceiro maior edifício da capital paranaense.
Já o projeto de Belém foi o Parque da Cidade, que pretende transformar a realidade local, interagindo com sua área envoltória e potencializando a mobilidade e a conectividade urbana da região.
Como projeto de uso misto em Florianópolis, o Passeio Primavera mostrou sua realização a céu aberto, com espaços de convivência ao ar livre, gastronomia, lojas, serviços, empresas de tecnologia, diversos escritórios, espaço cultural, entretenimento e eventos para o público em geral.
Diretamente de João Pessoa, localizado na beira-mar da praia de Cabo Branco, o Setai Yacht apresentou sua proposta de alto luxo, inspirado na estética e experiência dos requintados iates.
Representando o Distrito Federal, o Partage Shopping Brasília se apresentou como o primeiro lifestyle center da cidade, sendo um centro de compras de uso misto, com localização privilegiada, que valoriza a integração com a natureza.
Da capital mineira, a CASAMIRADOR Savassi, entregue em julho de 2021 com 100% das unidades vendidas, se destacou no evento pela fachada icônica com janelas gigantes e uma “segunda pele” de alumínio que conferem charme e sofisticação ao empreendimento.
Mais notícias
-
Novas regras de financiamento da Caixa Econômica Federal devem impactar viabilidade do mercado imobiliário
-
Maior edição do Imobtur fortalece a inovação no mercado imobiliário-turístico
-
Tecnologia e o impacto na eficiência e experiência no aluguel de curta temporada
-
Como os novos hábitos de consumo e estilo de vida transformam os espaços residenciais