Unanimidades são difíceis de serem alcançadas em uma sociedade. Porém, no Brasil temos uma grande unanimidade, que é o desenvolvimento sustentável.

Se o conceito é facilmente aceito em todas as camadas da população, seu significado e aplicação prática dificilmente são alvo de consenso, gerando inúmeros conflitos e grande insegurança para a sociedade, em especial para os empreendedores, mesmo quando atendem, e muitas vezes superam os requisitos legais.

Existe um ambiente inóspito ao empreendedorismo e à produção no Brasil, com destaque para a insegurança jurídica na legislação e aplicação das regras ambientais, um verdadeiro labirinto sujeito a interpretações diversas, que é potencializada pelo forte componente ideológico de setores da sociedade e do Estado.

Numa total inversão de valores, no Brasil é mais fácil combater a formalidade, as empresas e empreendimentos regulamentados, do que a informalidade, esta sim grande inimiga do meio ambiente.

No afã deste combate ao desenvolvimento, muitas vezes os fins justificam os meios, através, por exemplo, de tentativas de arranhar a credibilidade de empreendimentos e da intimidação de funcionários públicos, que acabam receosos em colocar sua assinatura em qualquer processo, mesmo que dentro da legalidade, já prevendo futuros processos e consequências pessoais.

Saindo da análise genérica do que muitas vezes acontece no Brasil, chamou a atenção desta entidade a recente decisão em 1º Grau que determina a prisão de empresários e funcionários públicos de Florianópolis e a demolição de equipamentos turísticos em Jurerê Internacional.

Sem entrar no mérito da decisão judicial, muitas pessoas esperam que a mesma possa ser revertida em instâncias superiores. Pelo bem de Florianópolis. Jurerê se tornou um caso de sucesso internacional e deveria ser tratado como motivo de orgulho e incentivado, e não combatido. Jurerê teve papel decisivo na projeção nacional e internacional de Florianópolis e apresenta diversos exemplos de melhores práticas de turismo, sustentabilidade e desenvolvimento urbano.

A ADIT torce para que Jurerê e todos que o fazem continuem a encontrar forças e incentivos para enfrentar e superar as inúmeras adversidades que se apresentam na vida dos empreendedores brasileiros.​

 

ADIT Brasil

Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil